Manifestantes pedem fim da Estação da Catedral

Manifestantes pedem fim da Estação da Catedral

Manifestação foi realizada na manhã deste domingo, 10, e reuniu aproximadamente 150 pessoas

Neste domingo, 10, manifestantes foram em frente à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto para solicitar que a Estação Catedral não seja construída em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião. O manifesto reuniu aproximadamente 150 pessoas, que, com cartazes, carro de som, orações e louvores pediam para que a prefeita Dárcy Vera (PSD) repensasse a decisão de implantar as três plataformas - duas na Rua Américo Brasiliense e uma na Rua Visconde de Inhaúma.

De acordo com a organizadora, Luíza Ribeiro, o objetivo da manifestação é conscientizar a população e pedir principalmente para que a prefeita reveja sua decisão e continue conservando e preservando o patrimônio da cidade.  “A Catedral não é só um cartão postal, ela faz parte da história de nossa cidade. O nosso objetivo é dar esse grito, junto à população ribeirãopretana, e reivindicar a prefeitura que se sensibilize com a causa”, explica Luíza Ribeiro, uma das organizadoras do evento.

Protesto

O protesto teve início na manhã deste domingo em frente à Prefeitura, onde os manifestantes rezavam e louvavam a Deus, pedindo para que a Catedral seja preservada. Após os louvores, o carro de som percorreu pela Rua Cerqueira César até a Rua Florêncio de Abreu, onde estacionou próximo à Catedral.

Em frente à Igreja, os manifestantes realizaram um abraço coletivo: com as mãos dadas, deram a volta na Catedral simbolizando o abraço.

Enquanto as pessoas estavam em volta à Catedral, o Padre Francisco Jaber Moussa, que não participou da manifestação, subiu no trio elétrico e fez um pequeno pronunciamento agradecendo o apoio de todos.

De acordo com o pároco, que afirmou ter estado no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) na sexta-feira, 8, a própria instituição liberou a construção por pressão do poder público.

Para Tomás, que estava presente na manifestação, a Catedral já está cheia de rachaduras e com o passar do tempo elas estão aumentando gradativamente por conta do movimento dos ônibus e carros que trafegam no local. “Nós não queremos que as estações sejam construídas na Catedral, existem outros lugares que podem ser feitos. Não é que nós não queremos a construção deles, só estamos solicitando que sejam realizados em outro local”, explica.

Não é diferente a opinião de Maria do Carmo Souza Guimarães que afirma que ama a igreja  e que a população deve cuidar e zelar pela Catedral. “Estamos aqui pela nossa igreja e  para que ela continue sendo patrimônio de nossa cidade. Nós amamos muito ela, e  é nossa e precisamos zelar por ela”, conta.

Ao final do protesto, a organização pediu para os manifestantes colarem seus cartazes na contrução do Terminal da Rua Visconde de Inhaúma. O Portal Revide entrou em contato com a prefeitura, e a resposta da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) é que a Administração não irá se pronunciar sobre o ocorrido.


Assinaturas 




Além da manifestação, um grupo de pessoas estavam recolhendo assinaturas para a diminuição do salário dos vereadores da cidade. 
 

Fotos: Gabriela Maulim

Compartilhar: