Manifestantes protestam contra posse de Lula na Casa Civil

Manifestantes protestam contra posse de Lula na Casa Civil

Em Ribeirão Preto, pouco mais de trezentas pessoas foram às ruas; grupo pedia renúncia de Dilma e prisão de Lula

Após o anúncio de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiria como ministro-chefe da Casa Civil na manhã desta quinta-feira, 17, manifestantes foram às ruas manifestar contra a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) e comemorar a notícia veículada pela emissora Rede Globo, que divulgou o teor de uma conversa entre o ex e a atual presidente.

Leia também: Moro divulga conversa entre Dilma e Lula

Segundo estimativa da Polícia Militar, em Ribeirão Preto pouco mais de trezentas pessoas foram às ruas nesta quarta-feira, 16, também para comemorar a liberação das gravações feitas por grampo telefônico, para pedir a renúncia da presidenta Dilma Rousseff e a prisão de Lula.

“Estamos aqui pela libertação do Brasil. A justiça nos deu este exemplo, com a verificação em um grampo autorizado pelo juiz Sérgio Moro. O Lula está indo para o ministério para fugir da Polícia Federal e nós estamos comemorando que a delação premiada e o grampo atingiram os dois”, comenta Marcos Spínola, um dos coordenadores do Movimento Brasil Limpo de Ribeirão Preto.

Aos gritos de “o Brasil é nosso” e “Lula na cadeia” os manifestantes fecharam parte das avenidas Professor João Fiúsa e Presidente Vargas e protestaram com fogos de artifício e panelas usadas como batuques.

Nota de repúdio

A Secretaria de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota oficial na noite desta quarta-feira (16) em que repudia a divulgação de uma conversa entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nomeado.

O texto ressalta o "teor republicano da conversa" e explica que Dilma enviou a Lula o termo de posse caso ele não pudesse comparecer à cerimônia marcada para a manhã desta quinta-feira (17), quando também assumirão os cargos os novos ministros da Justiça, Eugênio Aragão, Mauro Lopes, da Secretaria de Aviação Civil, e Jaques Wagner, ministro-Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

No comunicado, a Presidência também "repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República" e afirma que "todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento". 

Fotos: Ibraim Leão

Galeria de imagens

Compartilhar: