Educação e planejamento
“Aliamos conhecimento, cultura e tecnologia para que os alunos possam ampliar seus horizontes para a realidade”, declara Hubert

Educação e planejamento

Colégio FAAP de Ribeirão Preto oferece um currículo moderno alinhado com as demandas atuais

Há mais de uma década em Ribeirão Preto, o Colégio da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) é referência no ensino na cidade. Situado na Avenida Independência, no Jardim Califórnia, o colégio dispõe de uma excelente localização, com fácil acesso a todos os pontos da Zona Sul.

A FAAP vem rompendo padrões na área da educação para criar um ambiente escolar que se destaca pelo respeito à individualidade dos jovens e seus talentos, indo além dos componentes curriculares propostos pelos órgãos oficiais de ensino. “Aliamos conhecimento, cultura e tecnologia para que os alunos possam ampliar seus horizontes para a realidade. Com isso, eles estarão devidamente preparados para encarar a futura vida acadêmica e se destacarem no mercado de trabalho”, resume o professor Hubert Basques, diretor geral da FAAP no município. 

A tecnologia também é um componente importante nesse projeto. Os alunos contam com uma infraestrutura tecnológica que permite o desenvolvimento pleno das habilidades exigidas na “era da informação”. Algumas dessas inovações são a Inteligência Artificial, games, a plataforma Canvas (ambiente virtual para acesso à distância aos conteúdos em desenvolvimento, em qualquer dia, horário e local), rede wireless em todo o campus, biblioteca virtual com acesso a revistas e periódicos digitalizados.

Além disso, os estudantes contam com uma grande variedade de atividades extracuriculares. Neste semestre, o colégio oferece 59 disciplinas que compõem os itinerários formativos, conforme exige a Base Nacional Comum Curricular. Matemática financeira, investimentos e bolsa de valores, iniciação médica, biotecnologia, podcast histórico, geopolítica e escrita criativa são alguns exemplos. Para a aplicação de todas as disciplinas extracurriculares, a FAAP oferece laboratório, salas multimídia e a estrutura necessária para o aprendizado dos jovens.

“Cada estudante pode montar uma parte de seu currículo a partir de seus próprios interesses. A grande vantagem desse modelo é respeitar as individualidades e proporcionar novas experiências significativas de aprendizado, ligadas às áreas de maior interesse de cada aluno e antenadas com as transformações que vivemos no mundo contemporâneo”, explica Gustavo Bueno, professor de história e coordenador pedagógico na FAPP.

Coordenador pedagógico Gustavo Bueno explica a importância das atividades extracurriculares

Sem dúvida, a proposta pedagógica inovadora adotada pela instituição é um dos maiores atrativos. O conteúdo visa uma formação pautada em valores sólidos e humanista, estimulando o raciocínio, a lógica, a criatividade, o acolhimento e o respeito às individualidades. “Apresentamos para os alunos todas as possibilidades e mostramos que eles podem ser bem-sucedidos em qualquer caminho que escolherem trilhar”, afirma a diretora pedagógica Kerima Lovato. Outros pontos fortes do Colégio FAAP são as turmas reduzidas e o corpo docente altamente qualificado.

“Os professores que conduzem as aulas de manhã ficam à disposição dos estudantes no período da tarde, para tirar dúvidas e auxiliar nas tarefas obrigatórias. Isso ajuda a criar o hábito do estudo diário. São exercícios que eles precisam resolver e colocar no nosso sistema com hora marcada. Assim, o aprendizado passa por três etapas essenciais: estudo, prática e revisão”, explica. Segundo Kerima, mesmo no terceiro ano, quando a atividade não é mais obrigatória, os alunos continuam fazendo porque sabem que esse empenho trará bons resultados.

“Apresentamos para os alunos as possibilidades e mostramos que eles podem ser bem-sucedidos em qualquer caminho que escolherem”, afirma a diretora pedagógica Kerima Lovato

A escola também oferece orientação especializada para montar a agenda de estudos e apoio psicológico. “Não esperamos nenhum tipo de problema aparecer. Somos proativos. Criamos recursos para ajudar os alunos a se organizarem. Incentivamos o planejamento e o desenvolvimento da inteligência emocional, para que eles possam aprimorar ao máximo seus potenciais”, completa.

O projeto “Eu amanhã” exemplifica bem essa filosofia. A escola coloca os alunos em contato direto com profissionais que atuam nas mais diversas áreas para que eles compreendam a real dinâmica da carreira e os desafios do mercado de trabalho. Além de todos os diferenciais, a infraestrutura oferecida também merece destaque, pois contribui, de maneira efetiva, para que os alunos possam desenvolver plenamente as suas competências, tanto na teoria quanto na prática. O campus conta com segurança, salas amplas, climatizadas e informatizadas, ginásio de esporte, biblioteca, auditório para palestras, salas para atividades artísticas e centro de informática.


Fotos: Revide

Compartilhar: