Expectativas para 2023
Diferentes setores da cidade começam o ano com projeções animadoras

Expectativas para 2023

Alguns setores de Ribeirão Preto, como o comércio e a construção civil, iniciam o ano com um cenário promissor

Já faz parte da tradição. Enquanto dezembro é um mês de reflexão, de fazer aquela famosa retrospectiva, guardando na memória os momentos bons e aprendendo com as lições que foram ensinadas no decorrer do ciclo que se encerra, janeiro é o mês de projeções e de planejamento para o ciclo que se inicia. Por isso, é comum – até esperado – que o novo ano venha carregado de expectativas. O cenário de 2023 tem as suas particularidades. Depois de três anos extremamente desafiadores, decorrentes dos efeitos avassaladores da pandemia da Covid-19, o mundo parece estar se recuperando de fato, voltando à normalidade, o que, naturalmente, contribui para que o clima de otimismo se instaure no ar.

 

Quando traçamos um panorama sobre o Brasil, em especial, um outro elemento precisa ser mencionado: os novos governos, estaduais e federal, que terão um impacto inegável no andamento da economia. “Estamos em um momento de mudança política. Com isto, os riscos financeiros aumentam. Ocorre tendência de aumento de juros, tendência de queda de preço de investimentos e queda de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Os gastos públicos devem crescer e aumentar a dívida pública. A inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar ao redor de 5% no ano, inviabilizando transferência de ineficiências de produção a preços, exigindo grande controle nas empresas. A taxa de câmbio e investimentos estrangeiros vão variar de acordo com atividades governamentais”, explica o economista Alberto Borges Mathias. Confira, a seguir, a perspectiva de profissionais que atuam no comércio e na construção civil, áreas que prometem bons resultados neste ano.

 

Alberto Borges Mathias faz uma análise do impacto dos novos governos no cenário econômico

 

ACIRP

“Apesar dos problemas que nos afligiram nesses últimos tempos, como a pandemia, a seca e a Guerra na Ucrânia, a expectativa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) é positiva. Para 2023, esperamos que nossos governantes possam contornar estes e outros desafios e saibam continuar mantendo o país em paz, crescendo, gerando empregos e promovendo políticas sociais que de alguma forma amenizem o sofrimento dos mais necessitados. Que se dê sequência à reconstrução econômica vista no 2º semestre do ano passado, com contínua busca pelo crescimento e geração de empregos. Esse trabalho passa pela redução no endividamento das famílias e pela recuperação do poder de compra. Todas estas questões são interligadas e dependem do envolvimento da sociedade civil e da ação do poder público. Vamos aguardar e ver como o novo governo vai implantar essas políticas que visam o desenvolvimento do país e a felicidade do nosso povo. Para nossa cidade, queremos uma maior projeção do município de Ribeirão Preto e da região, sobretudo no que tange ao setor produtivo, pois o comércio, os serviços e a indústria são determinantes para o aumento do bem-estar e da força regional no cenário político”, Dorival Balbino, presidente da Acirp.

 

“Que se dê sequência à reconstrução econômica vista no 2º semestre do ano passado, com contínua busca pelo crescimento e geração de empregos”, pontua Balbino

 

RIBEIRÃOSHOPPING

“Após a retomada econômica e os excelentes resultados obtidos pela indústria de shopping centers em 2022, acreditamos na continuidade crescente das vendas no comércio. A região de Ribeirão Preto também vem se recuperando economicamente e, para o RibeirãoShopping, essa retomada reflete positivamente, tanto que o empreendimento tem recebido um grande número de clientes de toda a macrorregião. Além disso, esse cenário contribui para a chegada de novos lojistas, fortalecendo ainda mais o mix do empreendimento, com a inauguração de mais de 50 novas operações só em 2022. Podemos ressaltar, ainda, a consolidação do Centro Médico como uma referência em toda a região nestes cinco anos de atuação, que vem atraindo a procura de várias especialidades médicas para complementar o espaço. Outro destaque é a expansão do Centro de Eventos, que expandiu sua capacidade, passando de 1.855 lugares para 3 mil lugares este ano. O local, que faz parte do calendário de grandes eventos da cidade, como congressos, palestras e shows, abre a temporada 2023 com o show do cantor Diogo Nogueira, no dia 17 de março. Mais do que um espaço de compras e entretenimento, o RibeirãoShopping se posiciona cada vez mais como um Complexo Multiuso, o primeiro da região”, Marcos Botelho, superintendente do RibeirãoShopping.

Segundo Botelho, RibeirãoShopping registrou mais de 50 novas operações só em 2022

 

PAFIL EMPREENDIMENTOS

“Nossa expectativa para o mercado imobiliário é muito alta e positiva para 2023, assim como para 2024 também. Se analisarmos os últimos mandatos do atual presidente, notamos que ele entende a importância e apoia o setor da construção civil que, sem dúvida nenhuma, é uma das grandes molas propulsoras da indústria brasileira. Na Pafil, temos três marcas, que atuam em diferentes segmentos, sempre em busca de proporcionar aos clientes soluções em moradia: Premium – produtos inovadores e de alto padrão construtivo, voltados a um público exigente e investidores; Empreendimentos – produtos que atendem desde financiamento Casa Verde e Amarela (CVA) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) até investidores, e Bem Viver – linha de produtos econômicos. Acreditamos que o orçamento para esses produtos subsidiados pelo Governo Federal será mais generoso nos próximos anos. Em 2022, tivemos o lançamento de mais de 1.000 unidades. Para 2023, estimamos um crescimento de cerca de 30%. Teremos atuação e lançamentos não só em Ribeirão Preto, mas em outras cidades, como Uberaba, São Carlos, Matão e Bady Bassitt, na região de São José do Rio Preto”, Fernanda Defendi, diretora de incorporação da Pafil Empreendimentos.

 

“Nossa expectativa para o mercado imobiliário é muito alta e positiva para 2023, assim como para 2024 também”, adianta Fernanda

 

AEAARP

“A nossa associação tem tradição em se envolver em temas que interferem diretamente na qualidade técnica dos profissionais habilitados no Sistema CONFEA/CREA e CAU – que são os que atuam em Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia. Todas essas áreas interferem na qualidade de morar, no sentido de unidades habitacionais e de urbanização das cidades. Também influenciam em temas como abastecimento, infraestrutura, saneamento básico, entre outros. Cada novo ano é desafiador pelo fato de nossas áreas exigirem constante aprimoramento técnico e de inovação. Em 2023 não será diferente. O mundo muda a todo instante e nós da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) acompanhamos essa evolução, no chão das obras e na formulação de ideias e soluções. É nossa vocação e o nosso propósito. Ao completar 75 anos de existência, em abril próximo, estaremos ainda mais abertos aos jovens, às mulheres e à diversidade. Confiantes de que é desta forma que construiremos uma cidade e uma região muito melhores”, Fernando Junqueira, engenheiro e vice-presidente da AEAARP

 

Vice-presidente da AEAARP, Fernando destaca a importância de, com o passar dos anos, manter-se sempre atualizado


Foto: Freepick

Compartilhar: