Gratuito e diverso

Gratuito e diverso

Preparamos um agendão das opções de folia que compõem a programação oficial do Carnaval ribeirão-pretano neste ano, para todas as idades e tribos

Não será por falta de opções gratuitas de folia que o ribeirão-pretano deixará de curtir a maior festa popular brasileira este ano. De matinezinha para bebês e crianças de colo até 3 anos de idade, no Sesc (leia mais em “Para as famílias”), à folia diversa do Bloco Purpurina, há opções para todas as idades e tribos. Preparamos um “agendão” para guiar o folião pelos Carnavais de Rua na cidade. Acompanhe:

 

SEXTA (13/2)

 

A folia da sexta-feira de Carnaval começa com o Cortejo do Vellobloco, organizado pela Escola Estadual Vereador José Velloni, no Jardim Monte Carlo, à rua José Francisco da Silva, 240. No Jardim Irajá, o Grupo Solidário Praça da Bicicleta organiza a folia na rua João Gonçalves Santos, de sexta até a terça-feira de Carnaval. 


O Bloco Purpurina também brinca os quatro dias no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e General Osório, com direito a performances drag, animação de DJs, brincadeiras interativas, concurso de fantasia e escolha de Rei e Rainha do Bloco. Ainda promete dar continuidade à folia noite e madrugada adentro, no interior dos bares Henrietta Lounge e Freedom (em frente). De acordo com Liliane Bertocco, o Purpurina se formou com o objetivo de garantir um ambiente seguro e confortável para o público LGBTQIA+, mas rapidamente se tornou um verdadeiro ponto de encontro para todos os públicos. 


O dia também tem CarnaSamba, no Teatro de Arena, e o bloco Acadêmicos da Encruzilhada, que organizou a folia em parceria com a Cervejaria Macumba em frente ao Sem Fronteiras Bar. Termina com dois eventos do Sesc, a partir das 19h: a fanfarra latina Cumbia Calavera e a discotecagem da DJ Vick Thomaz.


 

SÁBADO (14) 

 

A folia do sábado começa com o Carnaval Coisinha Boa, para a criançada. Destaque para a Produtora Coisa Boa, que espera atrair até 10 mil pessoas, de sábado até terça-feira, numa avenida Nove de Julho fechada, com estrutura de banheiros químicos e protegida por equipe de segurança e operação profissional, de acordo com sua Head de Comunicação, Isabela Rodrigues. Com parceria do Sesc, a produtora programou shows com Raiz Samba 6, Bloco Furacão e Tutu DJs.


O tradicional Bloco do Fubá comanda a folia em Bonfim Paulista, e o Maracatu Nzila Baque Angola faz sua 1ª Edição Maraquebrada em frente à Associação de Moradores da Nazaré Paulista, no Jardim Aeroporto. No Centro, tem oficina de máscaras artesanais com a Cia. de Dança Abrindo Portas (Santa Úrsula); Carnaval do Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML); Samba na Duque; além de Trance de Calçada, Bloco do Baixo Centro e Acadêmicos da Encruzilhada. 


Sobra folia também para o Jardim Paulistano, com o Freaky Carnival; para o Jardim Nova Aliança, com o Bloco TocaTatu, que programou três dias de folia (sábado a terça); e para o Teatro de Arena, com a performance “31 Anos de Afoxé Omó Orunmilá”, do Centro Cultural Orunmilá.

 


DOMINGO (15)


No domingo, o destaque vai para o Carnaval de Rua organizado por duas tradicionais agremiações carnavalescas de Ribeirão Preto. O Grêmio Social Desportivo e Cultural da Comunidade dos Embaixadores brinca em frente à Quadra da Escola; e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bambas reúne seus foliões na comunidade do Núcleo Vida Nova. Fundada em 10 de março de 1927, a escola abraça o tema “Bambas rumo aos 100 anos de Carnaval. A festa começou!” e avisa que terá oficinas de máscaras, fantasia, pintura facial, matinê e apresentação da bateria mirim da Escola. Atual presidente da agremiação, Maria Bezerra Ferreira – a Tica – diz que são esperados uns 400 foliões.


As novidades do dia continuam com o Bloco Made In Irajá; o Carna VAT Rock; o Bloquinho da Praça é Nossa, organizado pelo Bloquinho da Branca; o Rústika Folia; o Carnaval João Rossi, organizado no bairro por Débora e Noel; o Ocupa Carnaval! da Associação Cultural da Casa Preta Ribeirão; e Carnaval no Arena, organizado pelo Armazém Baixada.


Destaque também para o Bloco TocaTatu, que estreia no Carnaval de Rua deste ano prometendo repertório de marchinhas clássicas, sambas de diferentes vertentes e versões carnavalescas de músicas pop e rock, com banda que reúne percussão, metais, cordas e vozes, de acordo com a integrante Karoline Saad.



SEGUNDA (16)

Na segunda, estreiam na programação o Samba Rock Ribeirão Preto; o Rock’n Folia, organizado pela Associação de União das Cervejarias da Região Metropolitana de Ribeirão Preto; e o Bloco Magnólia, organizado pelo coletivo Magnólia Samba.


Destaque para os Bambas, que levam seu Carnaval comemorativo ao Teatro de Arena, com direito a concurso de fantasia infantil, oficinas de Carnaval, shows e apresentação da bateria da Escola na programação. “A chuva dando uma trégua, acreditamos que umas 800 pessoas estarão por lá”, diz a presidente Tica, dos Bambas.

 

Segundo ela, as atrações programadas são: banda Ben Maia, com marchinhas de Carnaval; cantora Rafa Vaz, samba e pagode com Luizinho Castro e Caio Ferreira; discotecagem do DJ Evandro; e apresentações das baterias adulta e infantil da escola, sob comando do Mestre Paulinho Durão e de Cauê, e com a presença do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, intérprete e passistas da agremiação.

 

TERÇA (17) 

O Bloco do Fubá encerra sua participação no Carnaval 2026 participando de cortejo carnavalesco com o Sesc Ribeirão, pelo Centro da cidade. No bairro Jardim Heitor Rigon, o Arena Espeto Bar organiza o único dia de folia do bairro. O Teatro de Arena sedia o Carnarock da Tribos; e a folia no Centro fica por conta do Bar Fino Trato. Purpurina, João Rossi e Acadêmicos da Encruzilhada fazem seu último dia de folia.

 

 

PARA AS FAMÍLIAS

As programações carnavalescas dos shoppings de Ribeirão Preto, do Sesi e as que ocorrem nos espaços internos do Sesc foram pensadas para famílias com crianças

 

No Sesc (rua Tibiriçá, 50), a “Matinezinha com Elas na Vitrola” – 10h30 do sábado, no Quintal da unidade – é recomendada para bebês e crianças de colo até 3 anos de idade. Ainda no sábado, tem intervenção com o coletivo Perna de Pau Altaneiros Brincantes (14h); e Carnaval para Pequenos Foliões (16h). No domingo, rolam shows da Orquestra Frevo de Capiberibe, às 14h, e da banda Dr. Ostrócio, às 16h. Na segunda, o “Carnaval para Bebês” (10h30) traz sonoridade suave e bloco formado por músicos e suas crianças. Também estão programadas as intervenções artísticas Festa dos Bonecões (14h) e Clóvis: Bate-bola (15h); e o show “Com o pé no Carnaval” (16h), com a Trupe Trupé. Na terça, tem nova Festa dos Bonecões (14h); e, às 16h, as escolas de samba Embaixadores e Bambas encerram a programação com “Showguetto: do Palco à Rua” (16h).


O Sesi tem programação carnavalesca só no sábado (14). Começa às 12h, com oficinas de pintura facial, escultura de balões e customização de máscaras, conduzidas por uma equipe de recreadores. Segue até 16h, com execução mecânica de marchinhas comandada por DJ, seguida do show “Carnaval Desingembrado”, com a banda Pitoresco, que explora ritmos como axé, olodum, frevo e ijexá com pegada roqueira e apresenta releituras carnavalescas de clássicos do rock. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados antes pelo site Meu Sesi, segundo Vitor Molinari, orientador do Sesi Ribeirão.

 

SHOPPINGS

 

O RibeirãoShopping promove o evento gratuito Multi Folia, domingo e terça-feira, em diferentes espaços. Sua agenda reúne oficina criativa de abadás, bloquinho itinerante com mini trio elétrico, baile de Carnaval e atrações musicais, além de shows infantis durante Baile de Carnaval no Multiplan Hall, sempre a partir das 16h – no domingo tem Leo do Futuro e o Carnaval da Luna; e terça a banda Canto Kids. Limitadas, as vagas devem ser garantidas mediante resgate do Kit Folia pelo App Multi. 


O CarnaShopping, do Novo Shopping, destinado a crianças de até 10 anos acompanhadas de responsável, chega à 24ª edição com evento de sábado a terça, das 16h às 17h30, no corredor em frente à loja Ri Happy. O espaço terá decoração temática, música ao vivo, pintura facial e distribuição de confetes. A novidade é o CarnaShopping Pet, sábado e domingo, das 16h às 17h, no corredor de acesso à Portaria 1, em frente à loja Puro Gelato. A atração contará com um desfile especial de pets fantasiados, com passarela exclusiva, música, brindes surpresa e um ambiente preparado com conforto e segurança para receber os animais. 


O Shopping Santa Úrsula promove, também de sábado a terça, das 16h às 18h, oficinas de adereços carnavalescos e sessões de pintura facial, no Atrium – na entrada principal do shopping, no piso térreo. Rola, ainda, bailinho de Carnaval com marchinhas e músicas tradicionais e distribuição de pipoca. Os pets também são bem-vindos para acompanhar as famílias. O encerramento das atividades, na terça, inclui desfile de fantasias de pets.


O Santa Maria Outlet terá oficinas criativas e bailinhos temáticos gratuitos. No sábado, o “Carnaval do Rio” inclui oficina de pandeiro, às 14h; aula de samba, às 15h; e o Bailinho “Samba no Pé”, às 16h, com o Bloco Furacão. No domingo, tem oficina de sombrinhas, às 14h; aula de frevo, às 15h; e o Bailinho “Pula que é Frevo!”, às 16h. Segunda, o Carnaval de São Paulo é evocado na oficina de máscaras, às 14h; seguida de pintura artística, às 15h; e do Bailinho “Canta que é Marchinha” às 16h. Encerrando a agenda, na terça, o Carnaval de Salvador marca presença na oficina de customização de abadás, às 14h; no mini trio elétrico, às 15h; e no Bailinho “Dança que é Axé!”, às 16h. 

Compartilhar: