Animais do bosque ganham mimos de Páscoa

Animais do bosque ganham mimos de Páscoa

Carne, frutas e legumes foram decorados de maneira com que parecessem presentes do feriado

O Bosque e Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, promoveu uma atividade em que ovos de páscoa adaptados foram distribuídos para os animais do local. O evento aberto ao público ocorreu na manhã desta quinta-feira, 24.

De acordo com o coordenador de ciência do local, Vinicius Biagia, ao longo do ano sempre há um enriquecimento na vida do animal, que visa o bem estar deles diariamente. “Na Páscoa fazemos esta atividade para que os bichos possam explorar o que comem como na natureza real. Em geral distribuímos frutas, legumes, ovos, carnes e ração. Fazemos enfeites de cenoura, pintamos os ovos, embrulhamos as frutas e carnes e parecido com os tradicionais ovos de páscoa”, explica.

Ao todo 11 pessoas participam do projeto, desde a área biológica até a veterinária. Segundo o médico veterinário, César Branco, a atividade é destinada a um grupo de animais. Gralhas, antas, primatas e até os grandes felinos. “Com isso mudamos a rotina deles e os deixamos um pouco mais felizes. O enriquecimento vai ajudar muito no bem estar e a diminuir o estresse do cativeiro. Com este evento é possível até percebermos uma mudança no comportamento, os animais ficam mais humorados, mais tranquilos, comem melhor e até reproduzem mais”.

Participam do evento aqueles animais que são mais populares entre os visitantes. O urso Renan, os leões Zeus e Simba e as onças Lilica e Spike são destaques do local. “As técnicas são fiscalizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e também pelo Ibama, que era o antigo órgão fiscalizador até 2011. Essas atividades são obrigatórias em todo zoológico do Brasil. Sendo assim, deixamos cada recinto o mais próximo possível da vida real. Além da mudança de rotina, intensificamos no presente aquele aperitivo que o animal mais gosta”, finaliza Alexandre Gouveia, diretor do bosque e zoológico Fábio Barreto.

O Zoo é aberto ao público e pode ser visitado de quarta-feira a domingo das 9h às 17h.


Fotos: Pedro Gomes

 

Compartilhar: