Bosque/Zoo Fábio Barreto inaugura Centro de Apoio a Animais Silvestres
Bosque/Zoo “Fábio Barreto” inaugura Centro de Apoio a Animais Silvestres

Bosque/Zoo Fábio Barreto inaugura Centro de Apoio a Animais Silvestres

Cerca de mil animais são resgatados anualmente, vítimas de maus tratos, e encaminhados ao bosque

O Bosque/Zoo Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, conta com novo Centro de Apoio a Animais Silvestres, equipado com um centro cirúrgico completo e um centro de diagnóstico por imagem, facilitando o tratamento de animais vitimizados que são levados ao local.

“Atendemos anualmente cerca de mil animais resgatados, em sua maioria vítimas de maus tratos, atropelamentos e de tráfico animal”, explica Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto.

Antes de o Centro de Apoio ser implantado, os animais eram atendidos pelo médico veterinário e, quando havia algum problema grave, eram encaminhados a outras instituições conveniadas. “Com a construção do Centro de Apoio, não precisamos mais os encaminhar a outras instituições para realização de cirurgias e exames de imagem. Agora podemos oferecer um atendimento especializado, internação, cirurgias de tecidos moles e ortopédicas, anestesia inalatória, exames radiográficos e de ultrassom”, fala o veterinário do Bosque, César Branco.

Entre os tratamentos realizados no local está a coleta de sêmen da onça pintada macho para o projeto de reprodução de Onças-pintadas de cativeiro, parceria com a Associação Mata Ciliar – Jundiaí, no interior de São Paulo e o Zoológico de Cincinnati – Estados Unidos.

Outros animais fazem parte de projetos de reprodução, como o tamanduá-bandeira, lobo-guará, cervo-do-pantanal, entre outros. “Também recebemos inúmeros animais resgatados sem nenhum sinal aparente, todos passam por exame clínico, quando necessário, exames laboratoriais e de imagem. Após estarem em perfeito estado de saúde, são encaminhados para áreas de soltura, para que tenham uma nova chance”, explica Alexandre Gouvêa. 

O especialista conta que um exemplar de onça-parda resgatado em uma propriedade rural, pela Polícia Ambiental de Ribeirão Preto estava preso em uma armadilha, com o olho direito perfurado. Foi atendido pela equipe do Zoológico e, devido à gravidade das lesões, o olho teve que ser retirado.

“Após sua recuperação cirúrgica, o animal foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar para sua reabilitação. Foi constatado que a onça teria condições de retorno à natureza, sendo devolvida a seu habitat natural. A soltura acompanhada pela equipe do Zoo foi um sucesso”, diz.


Foto: Divulgação

Compartilhar: