Dia Mundial das Abelhas será comemorado com voo de avião caracterizado como maior polinizador do planeta
Voo de avião agrícola caracterizado como uma abelha acontece nesta sexta-feira, 20 de maio, em Ribeirão Preto 

Dia Mundial das Abelhas será comemorado com voo de avião caracterizado como maior polinizador do planeta

ONG "Bee or not to be" promove ação inédita com voo de avião agrícola nos céus de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira, 20  

Nesta sexta-feira, dia 20 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial das Abelhas, a ONG "Bee or not to be" promove uma ação inédita para divulgação da causa, quando o piloto de aviões agrícolas José Paulo Garcia decolará do aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto, com um Air Tractor 402B caracterizado como uma abelha gigante, com o objetivo de chamar a atenção para a preservação desses insetos, importantes polinizadores do planeta e responsáveis por parte da produção alimentícia nacional. 

A ONG, com apoio da agência 6P, planejou a ação para conscientizar sobre as práticas corretas de pulverização aérea, levando em consideração a localização e as coordenadas de apiários e colmeias na natureza, evitando que as abelhas sejam atingidas por produtos dispersados em voos que podem prejudicar ou matar os insetos. 

Um vídeo com imagens do voo será divulgado na internet com o objetivo de marcar a data e reforçar a importância da preservação. “Estamos confiantes na repercussão positiva desta iniciativa simbólica em relação a algumas datas, estamos comemorando 10 anos da campanha ‘Sem abelha, Sem alimento’, cinco anos da ONG Bee or not to be e também quatro anos do Dia Mundial das Abelhas, instituído em 2018 pela ONU”, afirma Daniel Gonçalves, diretor da ONG.

Entre as principais causas de desaparecimento das abelhas, estão as práticas agressivas e pouco conscientes na agricultura e o uso indiscriminado de produtos tóxicos e pesticidas. 

Na sexta-feira, dia 20, à partir das 9h, produtores de mel, ativistas, professores, imprensa, autoridades, representantes de empresas agrícolas e convidados acompanharão a decolagem e o pouso do avião-abelha. Já a população das cidades da região de Ribeirão Preto poderá acompanhar o trajeto pelos céus em defesa dos maiores polinizadores do planeta, entre às 9h e 9h30. 

Com mais de 25 mil espécies no mundo, a importância das abelhas ultrapassa as atividades de produção de produtos apícolas como mel, cera, própolis, geleia real e veneno, e são os principais insetos polinizadores da natureza, exercendo grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% das culturas e de 85% das plantas com flores. 

A Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be” é uma associação socio ambientalista sediada em Ribeirão Preto que reúne cientistas, professores, produtores de mel, empresários, agricultores, autoridades e militantes, que apoia e desenvolve ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, em especial no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental. 

Serviço
Voo de um avião agrícola caracterizado como uma abelha 
Quando: sexta-feira, dia 20 de maio, às
Onde: Garcia Aviação Agrícola, rodovia Mario Donegá - km04 (Ribeirão-Dumont) 
 


Foto: Pixabay (Ilustrativa) 

Compartilhar: