Ecoponto de Ribeirão Preto recebe cerca de 50k g de lixo eletrônico por dia
Quantidade ainda é insuficiente; oito ecopontos foram prometidos em 2017, mas ainda não foram entregues

Ecoponto de Ribeirão Preto recebe cerca de 50k g de lixo eletrônico por dia

Depois de dois anos, Prefeitura divulga implantação de novos ecopontos

Entre janeiro e agosto de 2019, o Ecoponto da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto recebeu cerca de 11,9 toneladas de lixo eletrônico, uma média de 49 kg por dia.

Devido à grande quantidade de lixo eletrônico destinada ao espaço, o local teve a capacidade ampliada com a disponibilização de mais um container.

Agora, são três reservatórios para o recebimento de sucatas eletrônicas, que vão desde monitores de TV ou computador a aparelhos de telefone celular em desuso.

“É muito importante que a população utilize o ecoponto para dar destino apropriado aos eletrônicos fora de uso. É uma iniciativa que rende ganhos ambientais e também sociais, pois a reciclagem fomenta a geração de empregos e renda na cidade”, explica a secretária do Meio Ambiente, Dra. Sônia Valle.

O ecoponto de lixo eletrônico fica na Secretaria de Meio Ambiente (rua Cerqueira César, nº 1988, Jardim Sumaré). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3603-913.

Insuficiente

Em publicação no site da Prefeitura de Ribeirão Preto, no dia 10 de janeiro de 2017, a recém empossada secretaria do Meio Ambiente constatou que os seis ecopontos na cidade eram insuficientes para atender à demanda.

“Estudos mostram que são necessários oito novos ecopontos, já que os seis atuais são insuficientes diante da quantidade de lixo reciclável (materiais reaproveitáveis pela indústria, como plástico, papel, papelão, alumínio entre outros)”, consta no texto.

Na ocasião, o Executivo declarou que a instalação dos novos ecopontos começaria no segundo semestre de 2017. Porém, até hoje, nenhum novo ponto de coleta foi instalado no município.

Licitação

Para tentar resolver o problema, o município irá encerrar o projeto caçamba social, que não conseguiu atender à demanda, para dar ênfase ao ecoponto.

No último dia 16 de setembro, foi divulgado que a Construtora Construcerto venceu a licitação do Executivo para a construção de seis novos ecopontos.

O valor total da obra é estimado em R$ 1,7 milhão. Segundo o governo, os locais de descarte serão implantados nos seguintes locais:

1 - Avenida Ettore e Aurora Coraucci, Jardim Orestes Lopes de Camargo
2 - Avenida Monteiro Lobato com Rua Arthur Ramos
3 - Rua Guará com Rua Mococa
4 - Rua Poeta Fernando Pessoa com Avenida Alfredo Ravaneli
5 - Rua Odilon Arcêncio com Rua Antonio Ventura Araújo
6 - Avenida Virgílio Soeira com rua Alexandre Sett

 


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: