Ecopontos receberam mais de 30 toneladas de lixo eletrônico nos últimos cinco meses

Ecopontos receberam mais de 30 toneladas de lixo eletrônico nos últimos cinco meses

Locais da cidade recebem lixo eletrônico desde setembro de 2023

Para atender à população, a Prefeitura  de Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), realiza desde dia 23 de setembro do ano passado, a coleta gratuita de eletrônicos em todos os ecopontos de Ribeirão Preto.
 

De acordo com a secretária da pasta, Catherine D’Andrea foram recolhidos aproximadamente 6 toneladas de lixos eletrônicos por mês que somam até o momento mais de 30 toneladas. “O descarte correto de eletroeletrônicos é crucial para evitar a poluição ambiental, proteger a saúde humana, conservar recursos naturais e promover a economia circular, oferecendo uma ampla gama de benefícios, desde a preservação ambiental até o estímulo à economia sustentável e à inovação tecnológica”, explicou.

 

Ribeirão Preto conta com seis ecopontos em funcionamento, localizados em pontos estratégicos da cidade e preparados para receber materiais recicláveis, resíduos da construção civil, lixo eletrônico e inservíveis. 

 

O serviço é totalmente gratuito à população e funciona todos os dias da semana, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Cada pessoa pode fazer a entrega voluntária de até 1m³ de resíduos (entulho, móveis velhos, colchões, lixo reciclável e eletrônicos).

 

De acordo com as Leis Municipais nº 2095/06 e 2503/11, o descarte irregular é crime. Uma maneira de combater essa ação é denunciando os infratores pelo telefone 156 - SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe) ou pelo 199, na Guarda Civil Metropolitana.

 


Foto: divulgação

Compartilhar: