Educação e sustentabilidade

Educação e sustentabilidade

Projeto Eco Educa, um dos projetos educacionais e ambientais mais estruturados do país, está de volta após dois anos

O Projeto Eco Educa, idealizado pelo empresário Alexandre Balbo como forma de agregar valor ao Clube Magic Gardens de Ribeirão Preto, está de volta após dois anos inativo por conta da pandemia.

Fruto da parceria do Clube Magic Gardens com a Native e a Ecoar, o Projeto Eco Educa tem como objetivo sensibilizar e empoderar os participantes em relação às questões complexas da sustentabilidade, para que possam desenvolver soluções criativas.

A iniciativa educacional tem como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Utilizando metodologias participativas e integrativas como jogos, dinâmicas, rodas de diálogos e oficinas teórico-práticas, os participantes são conduzidos até cinco espaços pedagógicos durante um dia de visita. Além das atividades norteadas pela Educação para a Sustentabilidade, o dia de visitação inclui refeições naturais com alimentos orgânicos.

Consciência ambiental 

Buscando benefícios sustentáveis para o Clube Magic Gardens, em 2018, o empresário Alexandre Balbo apostou em um conjunto com mais de 50 placas fotovoltaicas que foram instaladas no solo para que todos tenham uma boa visibilidade da estrutura de painéis solares e reflitam sobre a importância ambiental do investimento realizado pela empresa. Durante a participação em um evento, Alexandre Balbo foi apresentado ao empresário Gustavo Alcântara, proprietário da Ecoar, atuante no segmento de educação ambiental.

Juntos, os empreendedores idealizaram o Projeto Eco Educa, que teve sua identidade visual e materiais gráficos desenvolvidos pela NW3, conceituada empresa de publicidade e propaganda. O projeto, com menos de um ano de atividade, foi uma das iniciativas premiadas durante o 36º Prêmio ECO | Amcham Brasil + Estadão, em março de 2019, na Amcham São Paulo. Inicialmente voltado para atender crianças de escolas públicas e privadas, o Projeto Eco Educa já recebeu jovens de diversas faixas-etárias e grupos de professores que desejavam aprofundar seus conhecimentos na temática da sustentabilidade.

Gustavo Alcântara e Alexandre Balbo


Fotos: Divulgação

Compartilhar: