Em média, 55 mudas de árvores são distribuídas por dia em Ribeirão Preto
Nesta quarta-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em média, 55 mudas de árvores são distribuídas por dia em Ribeirão Preto

No Dia do Meio Ambiente, saiba a importância da arborização para a cidade e o trabalho desenvolvido pelo Horto Municipal

Todos os dias, 55 mudas de árvores são distribuídas em Ribeirão Preto, em média. O trabalho é realizado pela equipe do Horto Florestal do município e visa a preservação da natureza. Neste ano, o Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5, debate o tema "poluição do ar" e chama ainda mais a atenção da população para a importância da arborização.

As árvores são essenciais para manter os ambientes frescos e mais saudáveis. Elas oferecem para a população vários benefícios e melhoram a qualidade:

• Traz sombra e frescor;
• Oferecem flores e frutos;
• Embelezam a cidade com formas e cores;
• Reduzem a intensidade de ruídos;
• Retêm poeira, absorvem gás carbônico e produzem oxigênio, reduzindo a poluição do ar;
• Amenizam consequências indesejáveis da insolação direta;
• Melhoram o solo por meio de suas raízes e folhas;
• Diminuem a força da água da chuva que cai no solo. 

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, em 2019, já foram distribuídas 8,5 mil mudas de árvores a serem plantadas pela cidade. O horto faz a doação de mudas para a arborização urbana, reflorestamento, plantio escolar e projetos de ONG’s. De acordo com Juliano Toledo, que é funcionário do horto e trabalha com projetos sociais, as árvores são essenciais. “A nossa intenção é transformar áreas em parques repletos, pois isso está em déficit na cidade. As pessoas podem encontrar árvores nativas, frutíferas silvestres e de outras espécies para realizar o plantio. É preciso ajudar a natureza”, falou Toledo.

No último censo arbóreo de Ribeirão Preto, realizado em 2012, ou seja, há seta anos, foi concluído que havia um déficit de 71 árvores/Km de calçadas no Quadrilátero Central do município. “Considerando que a testada média de um imóvel possui 10 metros de comprimento e que a cada imóvel poderia ter uma árvore plantada, conclui-se que a cada quilômetro de calçada, a quantidade ideal é de 100 árvores”, diz o documento.

Na época, foram apuradas um pouco mais de 1,6 mil  árvores em 57,106 Km de calçadas, ou seja, 29 árvores/Km. O que representa aproximadamente 2,9 árvores por quarteirão. As ruas da região central com mais árvores plantadas, segundo o censo de 2012, eram a Bernardino de Campos (113), a Campos Sales (112) e a Prudente de Moraes (101). Já as ruas com menos espécies são a José Bonifácio (7), Álvaro Costa Couto (14) e a Saldanha Marinho (14).

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 15 de dezembro de 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Toledo trabalha em prol do meio ambiente
 


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: