Em Ribeirão Preto, projeto Horto Medicinal capacita mulheres para o mercado de trabalho

Em Ribeirão Preto, projeto Horto Medicinal capacita mulheres para o mercado de trabalho

Organizado pelas Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em parceria com o Sebrae, o projeto traz o cultivo das plantas como ferramenta de inclusão

O cultivo de plantas proporciona um contato maior com o meio ambiente, trazendo conhecimentos e técnicas, que possibilitam uma sensação maior de bem-estar. Mas já pensou que este meio pode ser, também, um agente de inclusão para mulheres em vulnerabilidade social? Pois é, o Projeto Horto Medicinal para Mulheres, vai além do objetivo de ensinar sobre as plantas, ele é um meio criado para a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, por meio da transformação de plantas em produtos cosméticos como uma opção de sustento próprio. “Elas desenvolvem uma série de trabalhos que estão relacionados com a identificação de plantas, como anatomia das plantas e propriedades das plantas, tanto comestíveis quanto cosméticas”, explica a professora de Bioquímica do Departamento de Ciências Biomoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP), Carolina Aires.

O projeto é desenvolvido por professores das Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de Filosofia, Ciências e Letras da USP e conta com o apoio do Sebrae e a participação da Associação Espírita Seara de Amor, responsável em promover assistência e promoção social de crianças, jovens e mães de baixa renda, e do Programa Mãos Estendidas, projeto que promove o empoderamento feminino e o rompimento da violência contra a mulher.

Horto Medicinal

O Horto medicinal foi desenvolvido para proporcionar transformação na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ele ensina usar a ciência como forma de empreender, oferecendo conhecimento e acolhimento. “Em um dos nossos encontros, vamos levar elas para o nosso laboratório, onde a gente vai fazer a extração de óleos e extração de alguns elementos, que são essenciais para a produção de cosméticos”, conta Carolina, que é também Presidente da Comissão de Divulgação da FCFRP e membra da Comissão de Cultura e Extensão da unidade, além de participar da seleção de mulheres para o projeto.

Hoje, participam do projeto 20 mulheres, selecionadas por meio dos programas de apoio, entre elas estão, Ivonete Vieira da Silva Theodoro, de 59 anos e Kesia da Silva Theodoro, de 24. Empenhadas no projeto, elas contam como a experiência tem mudado suas vidas. “Está sendo uma experiência única e maravilhosa participar do projeto, aprender algo novo e inovador. Acredito muito que posso usar os conhecimentos, que venho ganhado no projeto do horto, para usar no mercado profissional no futuro, criar meu próprio negócio, quem sabe”, afirma Kesia.

Já Ivonete, ressalta como está feliz tendo essa oportunidade. “Participar deste projeto, para mim está sendo muito gratificante e inovador, está sendo maravilhoso, estou muito feliz” confessa ela, que ainda ressalta alguns de seus aprendizados. “O maior aprendizado que eu adquiri nesse projeto, foi o conhecimento das plantas, vendo a utilidade dessas plantas e que a gente possa entrar no mercado de trabalho através delas”, diz.

O encontro que acontece aos sábados, trabalha práticas profissionalizantes, além de proporcionar melhoraria na qualidade da vida, como explica Simone de Pádua Teixeira, bióloga e docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP), responsável pelo projeto. “O Horto Medicinal da FCFRP, gerido por mim, é o espaço onde as atividades têm acontecido até agora. Ele dispõe de diversos ambientes agradáveis (lago, estufa com plantas aromáticas, horta com plantas alimentícias não convencionais, árvores frondosas), que permite um contato prazeroso com os elementos da natureza”.

Equipe envolvida no projeto

Profa. Dra. Hosana Maria Debonsi (FCFRP)

Profa. Dra. Carolina Patricia Aires Garbellini (FCFRP)

Profa. Dra. Lorena Rigo Gaspar Cordeiro

Profa. Dra. Carem Gledes Vargas Rechia (FCFRP)

Prof. Dr. Rodrigo Santinelo Pereira (FFCLRP)

Profa. Dra. Elaine Cristina Pereira de Martinis (FCFRP)

Dra. Daniele Ribeiro Contin (FCFRP – bolsista)

Maria Eduarda Lima Reis (FCFRP – bolsista)

Laura Hilsdorf (FCFRP – bolsista)

Vitória Uliana (FCFRP – bolsista)

Brunna de castro Ribeiro (FCFRP – bolsista)

Edimárcio da Silva Campos (FCFRP)

Karina de Castro Pereira (FCFRP)

Marcel Gulla (Unesp, Jaboticabal)

Fabiana David (Sebrae)


Foto: Divulgação Projeto O Horto Medicinal da FCFRP

Compartilhar: