Ipem-SP fiscaliza sistemas de aquecimento solar na região e flagra duas irregularidades
Ao todo, foram verificados 69 estabelecimentos comerciais, distribuidores e fabricantes no Estado

Ipem-SP fiscaliza sistemas de aquecimento solar na região e flagra duas irregularidades

O órgão avaliou sistemas compostos por coletor solar, reservatório térmico, sistema acoplado a equipamento para aquecimento de água

A região de Ribeirão Preto apresentou duas irregularidades após fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) a sistemas de aquecimento solar de água compostos por coletor solar, reservatório térmico para aquecimento solar e sistema acoplado a equipamento solar para aquecimento de água. As duas irregularidades foram registradas na cidade de Brodowski. A ação foi realizada entre os dias 5 e 14 de novembro, na chamada Operação “Solar”.

As irregularidades encontradas foram em duas empresas da cidade que não apresentaram as informações constantes do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) visíveis, nos reservatórios solares e térmicos.

Ao todo, foram verificados 69 estabelecimentos comerciais, distribuidores e fabricantes nas cidades de Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Birigui, Brodowski, Diadema, Franca, Guarulhos, Mococa, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Manoel, Sorocaba, Taubaté e Votuporanga. Foram encontradas irregularidades em 29 (42%) locais, com 2.040 produtos conferidos e 143 (7%) reprovados.

VEJA O RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO COMPLETO AQUI

Segundo determinação do Inmetro, a certificação e registro dos produtos para sistemas de aquecimento solar de água em todo Brasil devem seguir as portarias do Inmetro 352/2012 e 301/2012. Além disso, é proibida a fabricação, importação ou comercialização de coletores solares, reservatórios térmicos solares fechados até 1 mil litros e sistemas acoplados sem a certificação e registro.

Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Pixabay

Compartilhar: