
Jacarés-de-papo-amarelo são devolvidos à natureza em Tabatinga
Animais foram tratados no CETRAS Morro do São Bento e estavam aptos a retornar ao habitat natural
Sete filhotes de jacaré-de-papo-amarelo foram devolvidos à natureza na manhã desta segunda-feira, 2 de junho, em uma área autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo, na região de Tabatinga. A ação foi realizada pela equipe do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, com apoio da Polícia Ambiental.
Os animais estavam em reabilitação desde o resgate, feito pela Polícia Ambiental de Ibitinga, e haviam sido encontrados em situação de cativeiro na cidade de Tabatinga. Após quase um mês de cuidados intensivos no CETRAS, os filhotes passaram por avaliações periódicas que comprovaram que estavam saudáveis e aptos para retornar ao ambiente natural.
“Recebemos esses animais vindos de cativeiro e, inicialmente, estimamos um período de tratamento superior a seis meses. No entanto, com o bom desenvolvimento e ausência de necessidades médicas, nutricionais ou laboratoriais, a liberação pôde ser antecipada”, explicou o responsável técnico do CETRAS, Alexandre Gouvea.
A soltura acontece em meio à Semana do Meio Ambiente, o que, segundo o biólogo Otávio Almeida, reforça seu simbolismo. “Os animais estão saudáveis e prontos para voltarem de onde nunca deveriam ter saído. Sendo uma espécie ameaçada de extinção, garantir a continuidade dela é um dever coletivo”, destacou.
O CETRAS Morro do São Bento é reconhecido como referência no cuidado e reabilitação de animais silvestres no Estado de São Paulo.
Foto: divulgação