Junho será o mês do Meio Ambiente na AEAARP
Associação será ponto de coleta para resíduos eletrônicos de junho a agosto, vai realizar palestras e exibição de filme sobre o tema
No dia 6 de junho, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), a engenheira sanitarista e ambiental Edna Dias de Sá, vai ministrar a palestra sobre Gestão e valorização de resíduos para uma economia circular.
O objetivo da palestra é abordar os desafios do excesso de resíduos descartados no Brasil, que figura como o quinto país no mundo em geração de resíduos. Anualmente, são produzidas mais de 11 milhões de toneladas de resíduos recicláveis, porém apenas 4% desse total é efetivamente reciclado. A palestra irá explorar como a economia circular pode ser uma solução para reverter esse cenário e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Em Ribeirão Preto, a campanha Recicla Ribeirão, promovida pela Prefeitura, tem o intuito de conscientizar e estimular a população a fazer a deposição e destinação correta de resíduos. De acordo com o site da campanha, a cidade produz 650 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia; 45% são recicláveis - cerca de 292,5 toneladas diárias. Entretanto, a capacidade de coleta mensal é menor que isso - 150 toneladas.
Meio Ambiente
Nos dias 5 e 6 de junho a AEAARP realiza um ciclo de palestras de debates para expor soluções técnicas sobre esse tema. Além da engenheira Edna, a também engenheira Marília Vendrusculo será uma das expositoras – no dia 5 de junho, após a exibição do filme Nossa Floresta, sobre a recuperação da mata da USP de Ribeirão Preto.
A programação é gratuita e o link para inscrição está disponível no site.
Eletrônicos
De 11 de junho a 12 de agosto a AEAARP será ponto de coleta de resíduos eletrônicos. Em 2022, a Associação coletou mais de meia tonelada de equipamentos. O resultado obtido com a venda desses itens foi convertido em materiais de higiene para uma instituição que atende idosos carentes.
Civilidade
Desde 2019, a AEAARP realiza a campanha educativa Civilidade nas Ruas. Desde então, a entidade e parceiros atuaram em ações de conscientização sobre coleta seletiva e atuou em parcerias que resultaram no envio de seis toneladas de EPS (popularmente conhecido como isopor) para reciclagem. Atualmente, em parceria com o Sincovarp/CDL, a campanha trabalha com o tema blisters (cartelas de remédios vazias) que são utilizados como matéria-prima na fabricação de peças de acabamento para a construção civil.
Foto: Arquivo Revide