Loba-guará que foi tratada pelo Bosque de Ribeirão Preto é solta em seu habitat natural
Ingá foi vítima de um atropelamento em Altinópolis

Loba-guará que foi tratada pelo Bosque de Ribeirão Preto é solta em seu habitat natural

Animal foi resgatado em agosto e entregue ao batalhão da Polícia Ambiental de Ribeirão Preto após ser vítima de um atropelamento

Uma loba-guará, resgatada há aproximadamente cinco meses, foi solta em uma unidade de proteção ambiental no interior do Estado de São Paulo. A equipe técnica do Bosque Zoológico Municipal Fabio Barreto, de Ribeirão Preto, deixou o animal nessa quarta-feira, 29.

A loba-guará (Chrysocyon brachyurus), batizada de Ingá, tem aproximadamente quatro anos de idade e estava grávida. Ela foi resgatada por munícipes na madrugada do dia 7 de agosto e entregue ao batalhão da Polícia Ambiental de Ribeirão Preto após ser vítima de um atropelamento em uma rodovia na cidade de Altinópolis.

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, o animal bem debilitado foi encaminhado ao Bosque Zoológico Fábio Barreto, onde foi prontamente atendido. De acordo com o veterinário do Bosque, César Branco, a loba apresentava escoriações leves e hematomas pelo corpo, condizente com o relato de atropelamento, e presença de gestação em terço final. “O tratamento aplicado priorizou o bem estar da mãe, principalmente com sua gestação, pois, os filhotes que se encontravam vivos em seu útero, também apresentavam sinais condizentes ao atropelamento durante o exame de ultrassom”, informa o veterinário.

No entanto, no dia 6 de setembro, os filhotes não resistiram e todos os esforços foram concentrados na tentativa de conseguir reintroduzir a fêmea em seu habitat.

Após quase cinco meses de tratamento, nutrição apropriada para a espécie e realização de diversos exames, foi constatada a recuperação total do animal. Assim, Ingá estava apta a ser reintroduzida em seu habitat. “Acompanhamos o trabalho de soltura da Ingá em seu habitat natural e ficamos contentes com sua imediata adaptação”, conclui Branco. 

*Com informações do site da Prefeitura de Ribeirão Preto


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto/ Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: