Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos é pauta de encontro entre prefeitos da região

Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos é pauta de encontro entre prefeitos da região

Na assembleia foram debatidos assuntos relativos a serviços de gerenciamento de resíduos sólidos

Um dos principais indutores para a preservação do meio ambiente e saúde da população, os serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos, foi pauta de um encontro realizado na manhã desta quinta-feira, dia 26 de janeiro, na sede do CMM – Consórcio de Municípios da Mogiana. A estruturação para a Concessão dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), parceria com o Fundo Federal de apoio à Estruturação de Parcerias Público-Privadas (FEP CAIXA), foi o tema central do encontro, onde foram apresentados tópicos como o plano de ação, cronograma, aspectos para definição da agência reguladora, entre outros. A iniciativa contempla a solução regionalizada dos serviços entre 20 cidades da região, que integram o CMM.



 

Além do prefeito, Duarte Nogueira, que durante o encontro foi oficializado como o presidente do novo Consórcio Intermunicipal de Finalidade Específica da Mogiana (CMM RSU), participaram representantes do Ministério Público, Caixa Econômica Federal, prefeitos da região, bem como os secretários municipais de Governo e Casa Civil, Antônio Daas Abboud e Alessandro Hirata, respectivamente e representantes da Secretaria de Infraestrutura.



 

“O mundo atual passa por desafios gigantescos e, por isso, temos que trabalhar cada vez mais em conjunto, principalmente aqueles que convivem em uma região metropolitana. Com este projeto, vamos ganhar escala para reduzir custos, melhorar a eficiência e diminuir o ônus dos municípios para melhorar a qualidade do trabalho que será feito. É a integração cada vez maior entre as cidades para beneficiar a população, oferecendo melhor qualidade de vida”, explicou Duarte Nogueira.

 

 

 

A concessão prevê a implantação em escala na prestação de serviços de coleta, valorização, destinação adequada de resíduos sólidos urbanos, e a inclusão de associações de catadores, considerando a reciclagem e tratamento, ou seja, o processo necessário para a destinação final ambientalmente adequada alinhado às metas da Política Nacional de Saneamento. A iniciativa, que regionaliza os serviços entre os municípios envolvidos, prevê maior facilidade na gestão com a administração indireta de cada um dos municípios.

 

 

 

“Com a implantação de alternativas adequadas teremos uma solução regional. Todas as cidades participantes serão beneficiadas nos aspectos ambientais, de saúde e infraestrutura”, finalizou Nogueira.

 


Foto: Guilherme Sircili / Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: