Mata de Santa Tereza receberá iniciativa de reflorestamento
Durante quatro anos, a Entrevias fará ainda o monitoramento e manutenção das áreas

Mata de Santa Tereza receberá iniciativa de reflorestamento

Para compensação ambiental, concessionária Entrevias, plantará 3.190 mudas nativas na Estação Ecológica de Ribeirão Preto

Mais conhecida como Mata de Santa Tereza, a Estação Ecológica de Ribeirão Preto é um importante fragmento florestal de Mata Atlântica e receberá uma ação de reflorestamento com o plantio de 3.190 mudas nativas. A iniciativa, da Entrevias Concessionária de Rodovias, vai ajudar a recompor o ecossistema do local e a controlar e erradicar espécies exóticas invasoras e indesejáveis à vegetação característica da área.

Nesta quarta-feira, 9, a Entrevias começa o manejo e a preparação do solo para então proceder o plantio em uma extensão de quatro hectares às margens da SP-322 (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira), próximo ao quilômetro 317+200, eixo viário em Ribeirão Preto sob gestão da Concessionária.

A intervenção na Estação Ecológica, área sob administração do Fundação Florestal SP – órgão da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, visa a recuperação e restauração florestal e atende a uma necessidade de compensação ambiental devido às obras de construção de marginais na SP-322 em  Ribeirão Preto e Sertãozinho. “Essa ação é muito importante pois auxiliará na recuperação e restauração de uma das únicas Unidades de Conservação da região, visando a proteção da fauna e da flora desse bioma que é a Mata Atlântica.”, afirma o coordenador de Meio Ambiente, Marcelo Danelucci.

Programa de compensação

Além da compensação ambiental, o plantio proporcionará o enriquecimento florestal da vegetação nativa remanescente, com o controle de espécies vegetais exóticas e indesejáveis ao bioma de mata atlântica. Serão plantadas mudas diversas, com cerca de 40 espécies diferente, como Copaíba, Cedro Rosa, Carvalho e Embaúba. Os tipos foram selecionados seguindo o Plano de Manejo integrante da legislação vigente para reflorestamento – Resolução SMA nº 32.

Antes de a Entrevias firmar a parceria com a Fundação Florestal e contratar uma empresa especializada para executar o plantio, um estudo qualitativo e quantitativo das condições ambientais do local foi realizado, detalhando o histórico de ocupação e vegetação nativa da área e entorno, cujo bioma inclui matas ciliares e áreas destinadas às monoculturas de Pinus e Eucalipto e campos de agricultura.

Durante quatro anos, a Entrevias fará ainda o monitoramento e manutenção das áreas. O encerramento dessa primeiro etapa do plantio das 3.190 mudas está previsto para janeiro de 2021.


Foto: Divulgação Entrevias

Compartilhar: