Moradora acusa prefeitura de realizar poda irregular em praça de Ribeirão Preto
O Portal Revide encaminhou fotos da poda de árvores realizada na Praça Sete de Setembro para especialista

Moradora acusa prefeitura de realizar poda irregular em praça de Ribeirão Preto

A administração alega que o serviço é realizado dentro dos critérios técnicos do Código Municipal do Meio Ambiente

A poda de árvores na Praça Sete de Setembro, no Centro de Ribeirão Preto, causou indignação em uma advogada que mora próximo ao local. Segundo Patrícia Elisabete Hajzock Atta, que é coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, a poda foi realizada de maneira irregular.

“Quero denunciar a poda radical e inadequada que está sendo feita. Foram exterminadas diversas árvores frutíferas, muitos galhos laterais das que restam foram decepados desnecessariamente”, reclamou a moradora.

O Portal Revide encaminhou fotos da poda de árvores realizada na Praça Sete de Setembro para especialista. De modo geral, três erros foram apontados: a poda não foi realizada rente ao tronco, alguns galhos foram cortados no sentido horizontal e, também, foram deixadas pontas sobressalentes.

O sentido em que o galho é cortado auxilia na cicatrização da planta e dificulta a entrada de umidade, que pode apodrecer a madeira, além de atrair cupins. De acordo com especialista, os galhos devem ser cortados da forma mais vertical possível, sempre rentes ao tronco e sem deixar pontas sobressalentes.

Com isso, a poda que possui o intuito de limpeza e para garantir a saúde da planta, gera um efeito contrário. A dificuldade de cicatrização e o apodrecimento causado pelo excesso de umidade pode matar a planta, além de gerar acidentes.
Segundo especialista, quase todos os galhos desta árvore foram cortados de maneira incorreta
“A poda desta árvore está estética e tecnicamente errada, deixando ‘cabides’ que impedem a cicatrização eficaz pela própria árvore permitindo a entrada de unidade fungos e bactérias que podem vir a comprometer a saúde da planta”, explica Marcos Tinoco, membro da Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia (Amaeco).

Questionada, a Coordenadoria de Limpeza Urbana informa que o tipo de poda aplicada na praça é a de limpeza, com o intuito de remover os ramos doentes e secos e também a de levantamento, buscando uma maior entrada de luz na praça.  As podas são realizadas de acordo com o critério técnico do Código Municipal do Meio Ambiente, alega a Coordenadoria.

“Destaca-se que a poda da praça também foi solicitada pela Secretaria de Saúde, sendo que a população de pombos na praça estava alta, ocasionando acúmulo de fezes desses animais no local, condição que pode favorecer o surgimento de algumas doenças. Ressalta-se que todos os funcionários da empresa terceirizada são capacitados e possuem ampla experiência no serviço de poda de árvores.”, informou.

Os serviços na Praça Sete de Setembro tiveram início na quinta-feira, 13, e a previsão que o término aconteça até sexta-feira, 21.

Leia mais:
Árvore de grande porte cai na Praça XV de Novembro, em Ribeirão Preto
Árvore cai na Avenida Portugal e deixa mais de 2 mil pessoas sem energia


Fotos: Paulo Apolinário

Galeria de imagens

Compartilhar: