Movimento promove o Dia Sem Plástico em Ribeirão Preto
Ação é realizada todo dia 25 de cada mês

Movimento promove o Dia Sem Plástico em Ribeirão Preto

Proposta busca criar o hábito da sustentabilidade nos ribeirãopretanos

Nesta terça-feira, 25, será realizado o Dia Sem Plástico em Ribeirão Preto. Organizado pelo movimento Transition Towns, a proposta é que a data seja adotada todo o dia 25 de cada mês.

A ideia é que durante todo o dia 25 seja evitado o uso de qualquer tipo de plástico descartável, o que inclui: copos, canudos, pratos, sacolas, garrafas, papel de bala, entre outros.

“Sabemos que viver sem nada de plástico, atualmente, é quase impossível, mas, se conseguirmos evitar, por um dia, apenas o que é descartável, já estaríamos ajudando muito a nossa cidade”, comenta o analista de sistemas, Edilson Souza, que faz parte do Transition Towns e é um dos organizadores do evento.

O Transition Towns é um movimento formado por membros da sociedade civil que visa a sustentabilidade. Originalmente criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, mais integradas à natureza e mais resistentes às crises externas, o Transition migrou para diversas cidades em todo o mundo. 

Para entender a gravidade do problema, Souza dá o exemplo dos copos descartáveis no ambiente de trabalho. Se uma pessoa, entre água e cafés, utiliza seis copos descartáveis diariamente, ao final de uma semana serão 30 copos. E, por ano, serão cerca de 1,5 mil copos no lixo. “Agora, faça as contas disso para uma cidade do tamanho de Ribeirão Preto”, pontua Souza.

Usar uma caneca ou garrafa no trabalho, fazer as compras usando uma bolsa ecológica ou caixa, levar a comida de casa para o trabalho e não utilizar o canudo descartável são algumas das pequenas atitudes que podem reduzir muito a quantidade de plástico utilizado por cada pessoa.

“A ideia é que, quando passar o Dia Sem Plástico, do dia 26 em diante, a pessoa mantenha esse hábito. Não tem como eu abrir mão de todo o plástico de um dia para o outro, temos que fazer aos poucos. Tudo para sair de uma cidade menos sustentável para uma cidade mais sustentável”, conclui o organizador do evento.

Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.

 

Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Pixabay

Compartilhar: