Pesquisadores da Unaerp elaboram sistema para obtenção de água de reuso a partir de efluentes de esgoto

Pesquisadores da Unaerp elaboram sistema para obtenção de água de reuso a partir de efluentes de esgoto

Unidade piloto desenvolvida foi instalada em Estação de Tratamento de Água de bairros da zona Leste de Ribeirão Preto que descartam efluentes no Rio Pardo

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unaerp, em parceria com o curso de Engenharia Química, utilizaram uma tecnologia de baixo custo para obtenção de água de reuso, segura do ponto de vista sanitário.

 

A unidade desenvolvida foi instalada na Estação de Tratamento de Água (ETE) Caiçara, responsável pela coleta e tratamento de esgoto doméstico proveniente dos bairros da zona Leste de Ribeirão Preto e que tem como destino de descarte o Rio Pardo.

 

O estudo foi pensado para aplicação da água tratada em fins menos nobres, em substituição à água potável, com o intuito de contribuir para o gerenciamento hídrico e a preservação de água para as futuras gerações.

 

O projeto foi desenvolvido pelos professores Murilo Daniel de Mello Innocentini, Cristina Filomêna Pereira Rosa Paschoalato, Marilia Vasconcellos Agnesini, Reinaldo Pisani Júnior e o pesquisador Fernando Marrengula, em parceria com a empresa Ambiente, terceirizada do SAERP na operação e concessão do sistema de tratamento de esgoto de Ribeirão Preto.

 

O sistema piloto foi idealizado pensando em uma forma de tratamento dos efluentes de ETE, que são gerados diariamente, e descartados nos rios, após tratamento biológico.

 

Esse efluente pode então ser tratado e reaproveitado, na forma de reúso direto não potável, para aplicação em atividades como lavagem de pisos, pátios e jardinagem. A análise dos efluentes coletados na Estação de Tratamento foi feita no Laboratório de Recursos Hídricos da Unaerp. 

 

"A importância e relevância desse projeto é o incentivo ao reúso da água, que se faz extremamente necessário. Mesmo em um país como o Brasil, em que é abundante o volume de água, a distribuição não é homogênea, e temos regiões que sofrem com falta de água ou com água de baixa qualidade, devido à poluição", destaca a pesquisadora Marília Agnesini.

 

Para a professora Cristina Paschoalato, coordenadora do Laboratório de Recursos Hídricos, a importância deste estudo se afirma principalmente por conta da sustentabilidade ambiental, conforme os objetivos da Agenda 2030 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

"Os resultados alcançados mostram que a tecnologia implementada em escala piloto de filtração direta em areia pode ser uma alternativa viável para produzir água de reuso segura. O Rio Pardo recebe o lançamento de esgoto da cidade e com aplicação desta tecnologia a qualidade do esgoto vai melhorar e, portanto, serão reduzidos os impactos causados no rio", complementa a pesquisadora.

 

O estudo foi publicado, em 2022, na Revista DAE, publicação trimestral da SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O periódico tem como objetivo a publicação de artigos técnicos e científicos originais nas áreas de saneamento e meio ambiente. Confira o artigo completo aqui. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: