Por hora, Ribeirão Preto descarta 2kg de lixo eletrônico

Por hora, Ribeirão Preto descarta 2kg de lixo eletrônico

Saiba quais são esses descartes e onde eles podem ser deixados

Durante este ano, Ribeirão Preto recolheu 16.540 quilos de lixo eletrônico, entre monitores, impressoras, televisores, computadores, CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de xerox, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos (motherboard - placas leves e pesadas - de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs, drivers, entre outros. Esse total é o equivalente a mais de uma tonelada por mês, 45kg de descartes por dia e 2kg por hora.

“A população entende a importância de não mais descartar o lixo eletrônico no lixo comum e vem colaborando bastante, encaminhando esse tipo de material para o Ecoponto”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi.

Lixo eletrônico – Os resíduos derivados do avanço tecnológico tornam-se lixo contaminado, que liberam substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ao descartar estes objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, tais como mercúrio, cadmo, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros.

Estas substâncias penetram no solo e contaminam lençóis freáticos, que, consequentemente, contaminarão plantas e animais. Além disso, essas substâncias pesadas causam inúmeras doenças ao ser humano.

O material eletrônico arrecadado é gerenciado por uma empresa especializada em gestão de resíduos sólidos que recicla e destina adequadamente esse tipo de material.

Os aparelhos eletrônicos podem ser descartados na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na rua Cerqueira César, 1.988, no Jardim Sumaré.

Os materiais podem ser depositados pela população de todas as regiões da cidade.


Foto: Carlos Natal/ CCS

Compartilhar: