Prefeitura de Ribeirão Preto estuda viabilizar concessão do Bosque Fábio Barreto
Prefeitura indica a necessidade de implantação de estacionamento e melhoria de instalações

Prefeitura de Ribeirão Preto estuda viabilizar concessão do Bosque Fábio Barreto

Governo alega carência de recursos e diz que contratos com permissionários estão vencidos e irregulares

Por melhorias e necessidade de instalação de estacionamento, a Prefeitura de Ribeirão Preto estuda a possibilidade de uma Parceria Público-Privada para a gestão do Bosque Fábio Barreto. O governo alega que é preciso avaliar propostas para decidir se o local deve ser concedido para a iniciativa privada.

De acordo com edital publicado no site da prefeitura, os interessados têm até o dia 25 de novembro para apresentar as propostas que deverão ser estudadas sobre a viabilidade do projeto.

O Bosque Fábio Barreto, criado em 1937, abriga, atualmente, 156 espécies de animais, sendo que 45 são espécies de animais ameaçadas de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área total é de 250 mil metros quadrados.

Leia mais:
Por dia, animais consomem mais de 500 quilos de alimento no Bosque de Ribeirão Preto


Entre as necessidades apontadas pelo município para o local, estão: implantação de estacionamento, regularização dos contratos com permissionários atuantes na área, melhoria das instalações de recintos e sanitários, melhoria das áreas comuns de acesso, com manutenção e modernização da infraestrutura, disponibilização de serviços ao usuário e a garantia de acessibilidade ao Zoológico.

“Os desafios enfrentados pelo Bosque Zoológico, atualmente, são diversos, refletindo a carência por recursos que a administração municipal enfrenta. As receitas estão baseadas nos recursos vindos das secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, já que não é cobrado ingresso pela entrada, além do fato de os contratos com permissionários estarem irregulares e vencidos”, justifica a prefeitura.

Além disso, é informada a necessidade de contratação de novos funcionários, já que profissionais efetivos estariam próximos da aposentadoria. De acordo com a prefeitura, atualmente trabalham 50 pessoas no local, entre funcionários estatutários e terceirizados.

Ainda não está definido qual o tempo de concessão. Segundo o edital, ele pode ficar definido entre cinco anos e 35 anos de cessão. Os valores envolvidos também não foram pré-estabelecidos.

Os interessados em apresentar uma proposta de viabilidade da Parceria Público-Privada ainda devem apresentar um projeto de modelagem arquitetônica do local, porém, de acordo com o chamamento, deve ser respeitado o patrimônio histórico-cultural do zoológico.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: