Prefeitura de Ribeirão Preto promove plantio voluntário de árvores

Prefeitura de Ribeirão Preto promove plantio voluntário de árvores

Secretaria do Meio Ambiente doou 80 mudas e a Infraestrutura preparou o solo

A Prefeitura de Ribeirão Preto promoveu na manhã deste domingo, 3 de julho, o plantio de 80 mudas de árvores em uma área verde na avenida Rio Pardo com a Francisco Massaro, na zona Oeste. A ação foi realizada por grupos de voluntários do Senac e os Desbravadores, com o apoio das equipes das Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura. 

 

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, a pasta doou 80 mudas de diversas árvores, elaborou o croqui, além de acompanhar e orientar os grupos sobre a forma correta para realizar o plantio. “É de extrema importância a colaboração da população no combate à degradação da natureza. Os plantios realizados por grupos de voluntários ganham cada dia mais colaboradores. Só em 2021, a Secretaria autorizou o plantio voluntário de 28 áreas, totalizando 1,5 mil mudas e aproximadamente 10 mil mudas doadas à população”, ressalta a secretária

 

O plantio foi realizado na área onde ficava a antiga caçamba social da Rio Pardo, desativada com a inauguração do quinto ecoponto de Ribeirão Preto, no dia 15 de junho, localizado na avenida Teotônio Vilela, nº 1285 (esquina com a avenida Renê Oliva Strang), no Jardim Paiva.

 

 

A Secretaria de Infraestrutura também teve uma importante participação na ação, executando a limpeza de toda área, preparando o solo com retroescavadeira, abertura das covas e reposição de terra.

.

Os interessados em realizar plantios voluntários devem acessar o link e seguir as orientações apresentadas na cartilha de Plantio Voluntário. A formalização do pedido tem como intuito evitar futuras intervenções severas de podas e extrações, visto que as árvores em áreas públicas coexistem com equipamentos urbanos como postes de iluminação, semáforos, passeios, edificações, fiações elétricas e telefônicas, como também podem interferir no trânsito de veículos e pedestres.


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: