
Projeto ArboreSer completa 18 anos e realiza caminhada educativa na Estação Ecológica de Ribeirão Preto
O evento, que acontece no dia 28 de junho, integra a programação do 6º CIMARP e destaca o papel do voluntariado na preservação ambiental
O projeto ArboreSer completa 18 anos de atuação em Ribeirão Preto com a realização do evento “Arborização e Preservação: o papel do voluntariado em Ribeirão Preto”, no próximo dia 28 de junho (sábado), às 9h, no Espaço Conceito Artesano. A atividade, gratuita e com vagas limitadas, inclui uma caminhada educativa pela trilha da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, espaço historicamente preservado e de acesso restrito ao público. O evento faz parte da programação da 6ª edição do Ciclo Integrado do Meio Ambiente de Ribeirão Preto (CIMARP), realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês de junho.
Mais do que celebrar a data, o evento propõe uma imersão no território da Estação Ecológica, marcada por esforços coletivos de recuperação ambiental, principalmente após os grandes incêndios ocorridos em 2020 na região. A caminhada irá partir do Espaço Conceito Artesano rumo à estação ecológica, e será conduzida por representantes desta estação, da equipe do ArboreSer e apoiadores, e busca aproximar os participantes do impacto real da ação voluntária no enfrentamento das mudanças climáticas e na regeneração de áreas verdes urbanas.
Durante seus 18 anos, o ArboreSer tem atuado como elo entre cidadãos, escolas, empresas e o poder público. As atividades vão além do plantio: incluem formação ambiental, engajamento comunitário e uma cultura de pertencimento com a cidade. “A celebração dos 18 anos é também um convite à reflexão sobre o que significa cuidar da cidade. Preservação não é só plantar, é construir cultura e comportamento. Essa caminhada é um símbolo disso: viver o território, sentir suas transformações e entender que cada gesto conta para manter o que foi regenerado”, afirma Gula Biagi, idealizador do projeto.
Ação de preservação
A Estação Ecológica, que co-organiza o evento, é um exemplo prático de resiliência ambiental. Mesmo após os incêndios de 2020, conseguiu manter-se preservada, graças a ações conjuntas do Programa de Atuação Mútua — uma articulação entre estado, município, iniciativa privada e movimentos voluntários. Essa mobilização foi essencial para conter danos e estruturar uma nova fase de cuidado e vigilância do território. “Esse é um momento raro de acesso para o público adulto. A trilha é uma forma de conectar as pessoas à importância da Estação e permitir que vivenciem, de fato, o impacto positivo da ação coletiva”, reforça a gerente da Estação Ecológica, Alessandra Pinezi.
A atividade conta com apoio da Artesano Urbanismo, uma empresa que une tradição, inovação e responsabilidade socioambiental para transformar o mercado imobiliário brasileiro. A marca adota o Urbanismo Regenerativo como princípio, desenvolvendo projetos que promovem qualidade de vida, integração com a natureza e impacto positivo nas comunidades. Com pioneirismo na utilização da Madeira Engenheirada e forte atuação em práticas sustentáveis, a Artesano acredita que viver é mais do que habitar: é criar legados que respeitam o presente e regeneram o futuro.
SERVIÇO:
Bate-Papo e caminhada
“Arborização e Preservação: o papel do voluntariado em Ribeirão Preto
Quando 28 de junho (sábado), às 9h
Onde: Espaço Conceito Artesano (Estrada Municipal Eugênio do Val, 250) - ponto de encontro para a trilha até a Estação Ecológica. As inscrições para a caminhada são gratuitas e devem ser feitas pelo link
Informações: @eerp_matadesantatereza
Foto: Lidia Muradas