Região Leste concentra 27 áreas com plantios acompanhados pela Secretaria de Meio Ambiente

Região Leste concentra 27 áreas com plantios acompanhados pela Secretaria de Meio Ambiente

Cerca de 24 mil árvores foram plantadas por meio de cumprimento de termos de compromisso

Indispensáveis na natureza, as árvores possuem diversas finalidades como o auxílio na purificação e umidade do ar; trazem diversos benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos como a contribuição para a redução da temperatura, fornecendo sombra e regulando o clima em suas áreas de abrangência. Além de manter iniciativas para o incentivo e conscientização sobre a importância do plantio, a Prefeitura tem realizado um amplo trabalho no apoio e fiscalização quanto às áreas de preservação, bem como as áreas verdes do município. 

 

Com grande concentração de espaços verdes, a região leste concentra 27 áreas onde estão sendo realizados plantios seja por meio de compensação ambiental ou iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente. Exemplo disso, são áreas como no Parque Cândido Portinari, na rua Adenilson Tamega Monteiro, que concentra 2.300 mudas plantadas; mais de 1.900 mudas em trecho na rua Dr. José Otávio de Oliveira, no Parque dos Flamboyants; no Parque São Sebastião, na rua Pedro Barbieri, foram plantadas 849 mudas; na rua Antônio Calado, no Parque dos Servidores o plantio conta com mais de 2.500 mudas; já no Jardim São José, em trecho da rua José Ribeiro Ferreira, são 730 mudas e na avenida Leão XIII, na Ribeirânia, foram 1.000 mudas. 

 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, é sugerido na Resolução SMA Nº32/2014, para técnica de plantio, a utilização de espécies florestais nativas de ocorrência regional, dentre aquelas elencadas na lista oficial do instituto de botânica identificadas em levantamentos florísticos regionais. Dentre as espécies plantadas estão jequitibá branco, jequitibá rosa, ipê branco, sibipiruna, urucum, angico, canelinha, araçá amarelo, cedro rosa, embaúba, entre outras.

 

As compensações ambientais correspondem a maior parte dos plantios realizados naquela região. A legislação em vigor - Lei n° 12.651/2012, regulamentada pelo Decreto nº 5.975, de 30 de novembro de 2006 - indica que a reposição florestal deve ser feita de acordo com a espécie de cada árvore suprimida, podendo chegar à reposição de 50 mudas para cada árvore.

 

Nos anos de 2022 e 2023 foram incentivados os plantios de aproximadamente 3.900 novas mudas plantadas em áreas públicas com a participação de voluntários. Também foi realizado o plantio de mais 24 mil árvores com o cumprimento de termos de compromisso. A Secretaria de Meio Ambiente realiza a doação das mudas por meio do Horto Municipal, que também faz a orientação de plantio adequado, indicando, ainda, os locais adequados para a realização dessa atividade.

 

O equipamento mantém diariamente as doações de mudas gratuitas, por meio de compensação ambiental. Para solicitar uma muda de árvore, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento de identidade. O Horto está localizado na avenida Manoel Antônio Dias, 551, Jardim Marchesi. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Mais informações pelo telefone (16) 3919-5099.

 

Plantio Voluntário 

 

Os interessados em realizar plantios voluntários devem acessar o link da Secretaria do Meio Ambiente e seguir as orientações apresentadas na cartilha de Plantio Voluntário. A formalização do pedido tem como intuito evitar futuras intervenções severas de podas e extrações, visto que as árvores em áreas públicas coexistem com equipamentos urbanos como postes de iluminação, semáforos, passeios, edificações, fiações elétricas e telefônicas, como também podem interferir no trânsito de veículos e pedestres.


Foto: Fernando Gonzaga/Prefeitura

Compartilhar: