Ribeirão Preto ganha sede de ONG em defesa de abelhas
Ribeirão Preto ganha sede de ONG em defesa de abelhas

Ribeirão Preto ganha sede de ONG em defesa de abelhas

Campanha “Bee or not to be” propõe ações de prevenção, educação e pesquisa sobre um dos insetos mais importantes do mundo

Um evento especial marcará a criação da Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be”, neste sábado, 20, no Anfiteatro do Edifício Empresarial do Iguatemi Shopping, das 8h30 às 13h.

A associação ambientalista irá reunir diversos professores, empresários e agricultores para discutir a importância das abelhas e a luta para a preservação dos insetos no meio ambiente. Principais polinizadores do planeta, as abelhas são diretamente responsáveis por mais de 70% da produção agrícola e de 85% das plantas com flores.

“A iniciativa é do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte e se tornou um expressivo movimento de proteção às abelhas”, diz o professor e doutor Lionel Gonçalves, presidente da “Bee or not to be”. Segundo ele, isso exigiu que uma instituição independente e específica fosse criada.

A programação do evento conta com quatro palestras, assembleia de constituição da ONG, lançamento de publicações e a inauguração de sua sede oficial, no 13º andar do edifício empresarial, mesmo local do evento.

A professora e doutora Kátia Peres, da Ufersa/RN, e vice-presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (Cba), abre o lançamento com uma palestra sobre o tema “A importância das abelhas, polinização e agricultura”.

O evento também terá a presença de Ademilson Soares, professor e doutor especialista em meliponicultura pela USP Ribeirão. O publicitário e coordenador da ONG, Daniel Gonçalves, e o presidente da entidade também serão palestrantes.

Os organizadores do evento também aproveitam a oportunidade para reforçar o apoio da instituição ao 20 de maio como Dia Mundial da Abelha, proposta que está em andamento e depende de aprovação da ONU, e também comemorar o Dia do Apicultor no Brasil, em 22 de maio.

“Com mais estrutura e experiência, vamos executar projetos, publicações e pesquisas visando o fortalecimento dessa importante causa de proteção às abelhas”, completa o presidente da campanha.


Foto: Divulgação

Compartilhar: