Ribeirão Preto realizará 2ª edição do Drive-Thru de Coleta de Eletroeletrônicos

Ribeirão Preto realizará 2ª edição do Drive-Thru de Coleta de Eletroeletrônicos

Ação realizada em parceria com ABREE, está marcada para o dia 2 de março no Parque Maurílio Biagi, das 10h às 17h

Em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), a Secretaria de Infraestrutura de Ribeirão Preto realizará a 2° edição da campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, no próximo sábado, 2 de março, das 10h às 17h, no Parque Maurílio Biagi. O foco da iniciativa é promover e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado desses equipamentos.

 

Para participar da ação, os interessados devem separar todos os equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar. Feito isso, os moradores precisam apenas levar os produtos ao endereço do drive-thru. Os utensílios e aparatos podem variar desde fones de ouvido até geladeiras com defeito, antigos ou obsoletos.

 

“Essa será a segunda edição da ação em Ribeirão Preto e estamos muito contentes com a parceria. Realizar o descarte adequado de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes é de suma importância. Essa ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre seu papel fundamental, além de viabilizar a preservação do meio ambiente”, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

 

Com o objetivo de garantir o tratamento adequado dos resíduos coletados, a ABREE encaminha os produtos a uma empresa especializada em manufatura reversa. Essa parceria viabiliza o processamento correto dos resíduos, permitindo sua reintegração à cadeia produtiva por meio da reciclagem. Dessa maneira, é possível contribuir para a redução dos impactos ambientais adversos e promover a sustentabilidade.

 

“O descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é crucial para evitar a poluição ambiental, proteger a saúde humana, conservar recursos naturais e promover a economia circular, oferecendo uma ampla gama de benefícios, desde a preservação ambiental até o estímulo à economia sustentável e à inovação tecnológica. Tendo isso em mente, a Prefeitura promove cada vez mais essas práticas que são fundamentais para um futuro mais sustentável e resiliente”, ressalta a Catherine D’Andrea, Secretária da Infraestrutura de Ribeirão Preto.

 

Apesar da realização dessa campanha específica, é importante ressaltar que o descarte adequado pode ser feito durante todo o ano em todos os ecopontos da cidade gratuitamente. De setembro de 2023 até hoje já foram mais de 30 toneladas de resíduos recolhidos.

 

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:

 

Celulares  

Fone de ouvidos  

Geladeiras 

Máquinas de lavar

Fogões e cooktops  

Televisores  

Secadores  

Batedeiras  

ar-condicionado  

Micro-ondas  

Ferramentas

Equipamentos de informática

Rádios

Videogames e consoles

Entre outros


Foto: divulgação

Compartilhar: