Ribeirão Preto registra cerca de 10 queixas ambientais por dia
Em todo ano de 2018, foram 2.754 atendimentos da patrulha, que atende pelo 153

Ribeirão Preto registra cerca de 10 queixas ambientais por dia

Atendimentos são referentes aos prestados pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana em 2019

No primeiro quadrimestre deste ano, a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto (GCM) registrou 1.185 atendimentos na cidade, uma média de aproximadamente 10 ocorrências por dia. Em todo ano de 2018, foram 2.754 atendimentos.

Segundo Mônica da Costa Noccioli, superintende da GCM, a patrulha faz autuação nos casos de poda drástica e extração irregular de árvores, despejo irregular de resíduos sólidos, intervenção em áreas de preservação ambiental, maus tratos de animais, entre outras ações. “O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Limpeza Urbana e Fiscalização Geral”, explica.

Todo cidadão pode ajudar a combater os crimes ambientais, ainda segundo a superintendente. Ao presenciar descarte irregular de entulho ou uma poda drástica, por exemplo, basta telefonar para o número 153. Entre outros trabalhos da Patrulha Ambiental, também estão a proteção dos mananciais urbanos, parques, bosques e praças.

A partir da criação da Lei Municipal nº 1616/2004, a Patrulha Ambiental passou a atuar como órgão fiscalizador. Desde então, são várias autuações coibindo os crimes ambientais no município de Ribeirão Preto. A Patrulha Ambiental conta com 15 agentes ambientais divididos em funções administrativas e operacionais. Nos dias 17 e 18 de junho será ministrado um curso em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a capacitação e credenciamento de mais sete Guardas Civis Metropolitanos. 

A Base da Patrulha Ambiental fica na Rua Nélio Guimarães, nº 1238, no Alto da Boa Vista.


Foto: F L Piton/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: