Saerp faz alerta para consumo consciente de água em nova onda de calor

Saerp faz alerta para consumo consciente de água em nova onda de calor

Uso racional auxilia no abastecimento de toda a cidade

Com a previsão de aumento da temperatura a partir de hoje, 15, a Saerp orienta a população a consumir água de forma consciente, evitando o desperdício do recurso.

 

Essa medida, que deve ser realizada diariamente, em período de calor intensivo é essencial para auxiliar na garantia do abastecimento da cidade.

 

Dentre as principais ações, a Secretaria destaca a necessidade de não utilizar a água para umedecer ambientes, molhando pavimentos, paredes, quintais, dentre outros locais, abertos ou fechados.

 

“Existem equipamentos específicos para umedecer o ambiente, usar água para essa finalidade é apenas intensificar o desperdício, aumentando o consumo, despressurizando a rede e podendo auxiliar na geração de intermitências nos pontos mais altos dos bairros. Por isso reforçamos as orientações de uso consciente de água, para que todos permaneçam abastecidos nesse período”, pontua o Secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

 

Com o alto consumo de água, a pressão na rede pode diminuir, trazendo problemas para os pontos mais altos da cidade. Assim, a Saerp orienta também que todos os imóveis tenham caixas d’água com capacidade mínima de mil litros, que é suficiente para abastecer uma família com até cinco pessoas durante o dia, assegurando o abastecimento nos períodos de alto consumo.

 

“Com a reservação adequada e ligada aos principais pontos do imóvel, como banheiro, cozinha e lavanderia, você garante o abastecimento nos períodos de alto consumo, pois a caixa d’água fornecerá o recurso, já que o abastecimento durante o período noturno tende a se normalizar e encher novamente a caixa”, reforça o secretário.

 

Para garantir que a população consuma de forma racional, a Saerp atualizou a cartilha de uso consciente de água com as principais dicas a serem aplicadas no dia a dia. Confira a cartilha completa neste link.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: