Secretaria do Meio Ambiente promove curso para podadores de árvores urbanas

Secretaria do Meio Ambiente promove curso para podadores de árvores urbanas

O curso é gratuito e oferecerá duas turmas nos meses de abril e maio, com 40 alunos cada

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Educação Ambiental e apoio da Secretaria de Infraestrutura, SAERP, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria da Inovação e Desenvolvimento, AEAARP, SENAI e Empresa Dinâmica Ambiental Prestação de Serviços Ltda, está com inscrições abertas para o curso de Poda em Árvores Urbanas. O curso é gratuito e oferecerá duas turmas nesse semestre, nos meses de abril e maio, com 40 alunos cada. As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das vagas.

 

A primeira turma acontecerá nos dias 23 e 24 de abril. No primeiro dia, os participantes se reunirão na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) para a aula teórica. O segundo dia será dedicado às atividades práticas no Jardim Independência.

 

A próxima turma realizará as atividades nos dias 14 e 15 de maio. As aulas teóricas, no dia 14, acontecerão no Senai, na rua Capitão Salomão,1813, bairro Campos Elíseos. No dia 15, os alunos farão as aulas práticas no Jardim Independência. As duas turmas terão aulas das 8h30 às 17h, incluindo um intervalo para almoço.

 

O Artigo 173 do Código Municipal do Meio Ambiente – Lei Complementar (LC) 1.616/2004, permite a poda em árvores urbanas por terceiros, pessoa física ou jurídica, desde que credenciados pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O credenciamento deve ocorrer a partir de participação em cursos e treinamentos oferecidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) – Parágrafo 1º do referido artigo. A execução da poda por pessoas não credenciadas e a não observância de princípios técnicos para sua realização, constitui infração e apreensão das ferramentas – Parágrafo 2º do Artigo 173 da LC 1.616/2004.

 

Durante o treinamento serão fornecidas informações para que os alunos adquiram conhecimento sobre os tipos básicos de poda em árvores urbanas e para que aprendam a utilizar ferramentas adequadas para cada caso. Serão abordados assuntos como: arquitetura de copas de árvores; aspectos biológicos dos galhos; técnicas de corte de galhos; morfologia, função e corte de raízes; ferramentas e equipamentos para podas; equipamentos de segurança, entre outras considerações.

 

Após a conclusão do curso os alunos serão credenciados pelo período de dois anos, sendo autorizados e considerados capacitados para realizar o trabalho de poda em árvores urbanas do município. Aqueles que já fizeram o curso e estão com a credencial vencida podem renovar fazendo a formação novamente. Link para inscrição

 

Outra opção é realizar a inscrição pessoalmente no CATERP (Avenida Francisco Junqueira, nº 2625, Jardim Macedo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. É necessário levar um documento de identificação (RG ou CNH) e uma foto 3x4.

 

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: