Tecnologia compacta e inovadora

Tecnologia compacta e inovadora

Biotec Ltda, empresa de biotecnologia, nasceu da vontade que Fernando Zucchi sentia de melhorar os produtos disponíveis no mercado

A pesquisa sempre esteve no sangue de Fernando Zucchi, engenheiro agrônomo, doutor em Biotecnologia, diretor e fundador da startup TZ Biotec Ltda. Filho de pais pesquisadores, desde criança esteve presente nesse universo.

“Cresci em meio a laboratórios. Minha mãe e meu pai eram pesquisadores da USP, então tive muito contato com esse pessoal. Era moleque quando participava das defesas de teses junto aos meus pais. Me formei em agronomia, fiz mestrado e passei no doutorado, na USP e sempre estive engajado com pesquisas e desenvolvimentos. Entretanto, diferente dos meus pais, contava com um perfil comercial também”, conta o engenheiro.

Após o doutorado, Zucchi foi trabalhar em empresas do setor agrícola. Em meio às experiências, notou que o material que era comercializado por elas poderia ser aprimorado. “Eu sabia que poderia criar um produto com uma qualidade melhor e compacto, pois eram baldes de 20 quilos, algo que ocupa espaço e gera um gasto ainda maior”.

Foi nesse momento que as coisas começaram a se desenvolver e, em novembro de 2009, nasceu a startup TZ Biotec Ltda, empresa de biotecnologia que trouxe para o setor agrícola nacional um maior custo benefício quando o assunto é controle de pragas e doenças de plantas. “Na época, minha mãe estava viva e foi me ajudando até criarmos os produtos que são comercializados atualmente. Depois de alguns ajustes, chegamos a uma embalagem e decidimos fazer em gel. Os resultados foram positivos”, explica o diretor. 

Com tecnologias inovadoras e produtos exclusivamente biológicos, há 13 anos, a empresa – sediada no Supera Parque, em Ribeirão Preto – apresenta ao mercado novidades que facilitam a vida do produtor rural, fornecendo materiais que não poluem o meio ambiente e proporcionam economia financeira, pois possuem fórmulas concentradas de agentes, além de todas as licenças para comercialização e selos, como o do IBD.

Os produtos da TZ oferecem tecnologia inovadora, não poluentes e que resolvem os problemas dos produtores rurais a preço justo e compatível

Os diferenciais da TZ estão no tamanho da embalagem, que é compacta e pode ser transportada via Sedex – sem a necessidade de caminhões e o uso de combustíveis –, na zero contaminação da cepa e na utilização mínima de água. Zucchi afirma que a TZ Biotec tem preocupação extrema com a sustentabilidade.

Em um processo industrial minimalista, além da compactação do produto, ela trabalha com pouquíssima água, mas proporcionando um maior rendimento. “Um litro de água gera 100 frascos, que servem para a pulverização de 1,5 mil hectares. Além disso, a gente praticamente não gera resíduos, apenas a embalagem de polipropileno, mas firmamos convênio com Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV, que por contrato, dá a destinação correta a elas”, explica. Além disso, a startup garante zero contaminação da cepa, pois a embalagem de polipropileno facilita sua detecção.

“Trabalhamos com controle biológico – cepas de fungos que controlam fito patógenos em lavouras. Uma das maiores dificuldades que eu vejo no Brasil, nos produtos concorrentes, é de manter a estabilidade desse material, de colocar uma embalagem no mercado e ela estar isenta de contaminações, o que não ocorre. O nosso produto é 100% a cepa que o cliente comprou. A nossa briga diária é com as contaminações, por isso, desenvolvemos um sistema que a embalagem é translucida, como uma capa de CD, que se caso apareça alguma contaminação, ficará uma bola de outra cor ou textura diferente. Portanto, esse material já é descartado no próprio laboratório. E isso é uma novidade no mercado”, esclarece Zucchi. 

Apesar de alguns produtores ainda apresentarem resistência em relação aos produtos biológicos por uma questão cultural, Zucchi afirma que, após experimentarem os produtos da TZ Biotec, eles ficam 100% satisfeitos e se surpreendem com os resultados. “No início, eles começam em uma parte da plantação e vão aumentando o uso. Com o tempo, eles notam a economia que nossos produtos fornecem”, afirma. Para fornecer ainda mais segurança ao cliente, a aplicação do produto é acompanhada de perto pela empresa. “Fornecemos todo o treinamento para a aplicação do produto. Além disso, o processo de aplicação é acompanhado pela nossa equipe, o que proporciona mais segurança ao produtor”, completa. 

Em crescimento

Além dos produtos que já estão no mercado, a TZ Biotec conta com diversas pesquisas em desenvolvimento. Até o final do ano, a empresa pretende lançar mais quatro produtos, que já estão em andamento. Além disso, também desejam produzir produtos veterinários. “Temos uma visão ampla em pesquisa e estamos em busca de novidades. Temos quatro produtos em andamento, além dos veterinários, que também pretendemos lançar”, destaca Zucchi.

Produtos

Atualmente, a TZ Biotec Ltda conta com quatro produtos no mercado: TRICHONYD FR25®, BOVERYD FR25®, PURPUREONYD FR25® e METARHYD FR25®. Consiste de uma embalagem de Polipropileno esterilizada, que é preenchida com meio de cultura e reservada.

Todos eles contam com esporos purificados, ausência total de contaminantes, não entope os bicos de pulverização e contam com alta viabilidade. A produção ocorre em laboratório 100% esterilizado para evitar eventuais contaminação. “Caso seja contaminado, o frasco é descartado imediatamente. Isso garante que a contaminação fique no nível ZERO”, comenta o diretor.


Fotos: Revide

Compartilhar: