De volta aos anos 2000

De volta aos anos 2000

Tendência “Y2K” (anos 2000) voltou com força nas roupas, acessórios e penteados

Amada por uns e odiada por outros, a era das calças de cintura baixa, acessórios coloridos, looks all jeans e estampas voltou com força total na moda. A moda dos anos 2000 tem sido chamada de “Y2K” (Year 2000), ou “ano 2000”. Peças, acessórios e penteados dessa época tem aparecido cada vez mais nas redes sociais de famosas como Lívia Nunes, Olivia Rodrigo, Suede Brooks, Addison Rae, entre outras. A moda dessa década tem forte influência nas “divas do pop” como Britney Spears e Christina Aguilera. “Ela também vem da observação das celebridades, tais como, Paris Hilton, e filmes como, ‘Meninas malvadas’ e o ‘Diabo veste Prada’”, explica a estilista e professora de Moda, Carolina Fritoli. Para a estilista, foi uma época que rompeu algumas convenções sociais no que diz respeito a roupas de festa. “O momento foi marcado por aparições de celebridades em eventos com saias curtas, cinturas bem baixas, candy colors, conjuntos de moletom, calça cargo, joias envoltas do quadril e abdômen, óculos coloridos, looks all jeans, entre outros”, descreve. Para Carolina, a volta a esse estilo parte de um desejo coletivo que é captado a partir de comportamentos e traduzido como formas, cores, caimentos etc. “O ponto de partida dessa observação, por exemplo, são momentos de crise que fazem aflorar a memória afetiva de um momento bom, que seja de progresso, para dar conforto”, destaca. 

Uma opção para quem quer entrar aos poucos nessa tendência é adaptar as peças que já possui e compor com acessórios que combinem com sua personalidade. “Quando o assunto é moda, acredito que as pessoas podem aderir mais de uma tendência no seu estilo e no seu guarda-roupa”, diz Vitoria Guessi, formada em Moda e dona do perfil do “Inside Fashion” (@in.sidefashion). De acordo com Vitoria, apesar de a moda ser cíclica, a retomada dos anos 2000 deve trazer peças que não devem ser abandonadas tão cedo. Para montar um look bem descolado e com a cara dos anos 2000, a influencer sugere calças com cintura baixa, croppeds com estampas diferentes e acessórios, os mais divertidos possíveis. “Anéis coloridos, penteados diferentes com presilhas, óculos de sol colorido com lente transparente e bolsa baguete para fechar”. Já para quem é fã do estilo urbano, Vitoria aconselha o uso de t-shirts, croppeds, bolsas baguetes e calças wide leg com um cós mais baixo. 

PARA OS FIOS

A Hairstylist e influenciadora digital criadora do perfil “Vou de tranças” (@voudetrancas), Paola Borelli, destaca os penteados ultralisos e alinhados como os que mais se identificam com essa época. “Apesar da moda anos 2000 ter voltado, não é uma regra usar os penteados da época! A parte boa é que existe uma gama muito grande de estilos de penteados, podendo agradar todos os gostos e estilos”, afirma. A mesma linha de inspirações para as roupas é seguida para os fios. “Uma estética característica das cantoras do pop que marcaram gerações, como a Britney e as Spice Girls, e voltaram de forma repaginada, misturando o vintage com o moderno. Muitas presilhas coloridas, coques espetados e repartições bem marcadas dão o nome nessa tendência”, detalha Paola. De acordo com a influencer, essa moda também aceita muito bem as tranças, bandanas, lenços, presilhas ou elásticos coloridos e cabelos repartidos em linha reta ou zigue-zague, além dos penteados mais elaborados, como o coque spike – com fios espetados e liso na frente –, rabo alto – todo para trás ou repartido ao meio – e os penteados feitos com elásticos – como se estivessem formando uma “bolha”.

MONTANDO O LOOK

Um bom lugar para encontrar peças que compõe o look Y2K em Ribeirão Preto é loja Cotton On, no Shopping Iguatemi. Os looks ao longo desta matéria foram selecionados com peças da loja. 


Produção Susanna Nazar

Compartilhar: