Na cartela de cores certa
Apesar de parecer algo distante da realidade de uma parcela da sociedade, Bhru Colorida comenta que já há cias mais acessíveis

Na cartela de cores certa

A consultoria e a coloração pessoal vêm ganhando espaço; em conjunto, as duas trazem diversos benefícios à imagem e facilitam os looks do dia a dia

Tem um guarda-roupas recheado de peças, mas, toda vez que precisa sair de casa, sente que nada fica bom em você? Já vestiu uma roupa na loja, comprou na empolgação e, depois, percebeu que o look te deixou apagada e não combinou em nada com seu estilo? Isso é mais comum do que se imagina.

 

Muitas pessoas, principalmente mulheres, já vivenciaram situações como essas. Por isso, tem sido cada vez mais frequente a busca por looks conscientes, que combinem com a personalidade de quem os veste. Nesse contexto, a análise da cartela de cores é essencial. Mas, você sabe o que é coloração pessoal? 


Segundo a consultora de imagem e estilo Vania Benvenuto, a análise de coloração pessoal é uma técnica usada para reconhecer quais as cores que mais valorizam, complementam e harmonizam a beleza natural de cada pessoa, seja nas roupas, na maquiagem, nos acessórios e até na coloração do cabelo.

 

“A coloração pessoal é uma etapa dentro do processo de consultoria de imagem e também pode ser feita de maneira avulsa. Através das cores que ficam próximas ao rosto, conseguimos realçar ainda mais nossa beleza e amenizar alguns pontos indesejados. O objetivo dessa técnica é trazer conhecimento para que o cliente consiga identificar a sua paleta e usar essas cores de acordo com o seu objetivo de imagem, que pode ser harmonizar e equilibrar ou até mesmo causar certa dissonância na imagem para gerar mais impacto”, afirma.


A especialista explica que, atualmente, o método sazonal expandido é o mais usado e trabalhado por ela. Nele, é analisado o TIP de cada pessoa: temperatura da pele – que pode ser fria, quente ou neutra –, intensidade da coloração da pele e a profundidade – que pode ser escura, média ou clara. Além do TIP, Vania lembra que são avaliados outros aspectos, incluindo o contraste, podendo ser baixo, médio ou alto, e como todo o conjunto de características vai impactar na imagem de cada um.

 

“Com escolhas mais assertivas, conseguimos otimizar os gastos com vestuário e introduzir cores no guarda-roupa de forma mais harmoniosa, potencializando nossos pontos fortes de um jeito possível e representativo, seja na imagem pessoal ou profissional. Mesmo indicando uma paleta mais condizente com o propósito da pessoa, é preciso deixar bem claro que a coloração pessoal não é uma prisão”, frisa a especialista.

 


“Com escolhas assertivas, conseguimos otimizar os gastos com vestuário e introduzir cores no guarda-roupa de forma mais harmoniosa”, pontua Vania

 

Em ascendência 


A procura pela coloração pessoal está cada vez mais em evidência. Vania diz que o método vem ganhando o mercado, sendo impulsionado pela pandemia. “Triplicamos o tempo de conexão nas redes sociais e passamos a expor ainda mais nossa imagem através das telas por causa do home office. Muitas pessoas sentiram e ainda sentem a necessidade de se adequarem para esse novo formato de trabalho e até mesmo repensar a relação com a própria imagem e roupas nessa retomada para o presencial”, descreve.

 

A especialista explica que o preço pelo serviço varia de acordo com a expertise e o tempo de atuação do profissional, região, se essa etapa será feita de maneira presencial ou on-line e, principalmente, na quantidade de horas gastas para a execução.


Testado e aprovado 


A planejadora financeira e consultora de negócios Daniela Magrini decidiu procurar os serviços da Vania após acompanhá-la nas redes sociais. “Eu decidi procurar ajuda, pois sei da importância da imagem pessoal no meu trabalho. Acompanhando a Vania, pude aprender que a forma como nos apresentamos diz muito sobre quem somos, de onde viemos e aonde queremos chegar”, conta.

 

Para Daniela, saber a coloração pessoal facilita na escolha mais assertiva quanto as compras e, também, melhora seu posicionamento de marca. “Como a minha imagem é a primeira a chegar nos lugares, estar com a escolha correta do look, conforme a mensagem que eu quero passar, com certeza facilita a receptividade e até mesmo contribui para alcançar alguns objetivos em determinadas ocasiões. Além, é claro, de agilizar a escolha diária dos looks”, conclui.

 


“Pude aprender que a forma como nos apresentamos diz muito sobre quem somos, de onde viemos e aonde queremos chegar”, afirma Daniela

 

Autenticidade e beleza


A empresária, professora, produtora, figurinista e consultora de imagem Bhru Colorida conta que desde o momento que as pessoas entraram na era do autoconhecimento e começaram a entender que cópias relacionadas à imagem não fazem mais sentindo, a coloração passou a ser uma descoberta incrível para mostrar autenticidade e a beleza individual. De acordo com Bhru, a coloração pessoal também proporciona um consumo consciente.

 

“Quem nunca comprou uma peça que ficou esquecida no guarda-roupa? E mesmo depois de um tempo, a gente ainda paquera a peça e não entende porque ela não faz parte das nossas composições no dia a dia. A escolha da cor que não faz parte da sua beleza natural tem o poder de deixar a gente ‘pálido’, com cara de doente. Ela pode ser o ‘erro’ que cometemos para os dias que estamos mais para baixo sem perceber”, diz a especialista.


Apesar de parecer algo distante da realidade de uma parcela da sociedade, Bhru comenta que já há consultorias mais acessíveis. “Hoje já existe uma consultoria feita com consultores que são mais acessíveis, pois o mercado se expandiu e as possibilidades são infinitas. Já não existe, por exemplo, a necessidade de entregar as cartelas para os clientes e, com isso, reduzimos o custo do processo”, explica.

 

A especialista não indica o uso de aplicativos, sem a orientação profissional, para descobrir a coloração. “Não ter o conhecimento de que a cor é um dos elementos da linguagem não verbal e que ela é composta por texturas e shapes pode fazer uma pessoa acertar na cor e não atingir seus propósitos nessas outras questões. Então, o recomendado é sempre procurar, além de uma consultora de cores, uma consultora de imagem e estilo”, finaliza. 


Fotos: Revide

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