Uma mala quase perfeita
A jornalista e relações públicas Fabiana Albuquerque preza por peças coringas ao se organizar

Uma mala quase perfeita

Viajar com a quantidade ideal de roupas é difícil, mas não impossível; confira algumas dicas para otimizar sua mala de viagem

Arrumar as malas antes de viajar pode ser muito estressante se você não souber como se organizar. Separar a quantidade ideal de roupas para os dias da viagem, otimizar o espaço e achar a melhor maneira de encaixar as peças não é fácil.

 

“No entanto, existem algumas fórmulas que podem ser aplicadas. Isso facilita muito e depende do destino e de quanto tempo a viagem irá durar”, declara a consultora de imagem e estilo Vania Benvenuto.

 

Segundo ela, pensar na roupa de maneira estratégica irá poupar, não só espaço na mala, como também tempo na hora dos compromissos durante a viagem ou de fazer possíveis passeios. Além disso, existem diversas maneiras de dispor as peças dentro da mala, como por exemplo, por rolinhos.

 

Confira cinco dicas da consultora de imagem: 


1ª - Pesquise o clima do local: Cheque sempre a previsão do tempo do seu destino antes de fazer a mala. Não se baseie apenas em previsões genéricas. Isso pode te fazer levar roupa a mais ou a menos.


2ª - Defina as principais atividades: Será uma viagem a passeio ou trabalho? Um pouco dos dois? Irá andar a pé, de carro ou de transporte público? Vai visitar museus, praias, baladas? Haverá alguma ocasião mais formal durante a viagem? Qual o tipo de restaurante você pretende ir? 


3ª - Defina um conjunto de cores: Pense em cartela de cores coordenáveis entre si para sua mala. Esse é o jeito mais fácil de garantir que tudo vai combinar com tudo e, assim, fazer a mala render muito mais. Também é bom pensar em um número máximo de cores - no geral, de quatro a cinco cores é suficiente. Quem é mais colorida, pode pensar em dois tons neutros e três coloridos que combinem entre si.


4ª - Capriche nos acessórios: Acessório ocupa pouquíssimo espaço e pode ser muito legal para variar os looks. Exemplo: um lenço pode ser amarrado na cabeça, no cós da calça, acinturar um vestido e até servir de pareô.


5ª - Segurança e conforto: Só levamos na mala o que amamos usar, o que já está testado e aprovado, o que funciona no dia a dia e tem garantia de funcionar em qualquer lugar. Viagem não é tempo bom de “testar” coisas ou experimentar demais, já que estamos longe do guarda-roupa. Melhor se apegar ao que traz segurança e conforto - físico e emocional. 


Para a jornalista e Relações Públicas Fabiana Albuquerque, que é apaixonada por viagens, uma das estratégias mais importantes para otimizar a mala é pensar em peças coringas para produzir vários looks. No verão, por exemplo, Fabiana lista: shorts jeans, camisa branca, t-shirt – básicas e coloridas –, um vestido preto básico, shorts branco e biquíni – lisos sem estampa.

 

“Essas peças podem ser repetidas, com produções diferentes entre elas. Também é importante que suas saídas de praia sirvam como vestidos, ou saídas que deem para almoçar em um restaurante, por exemplo. Nada transparente ou que não possa ser usado como roupa”, comenta.

 

Já na mala de inverno, calça jeans, legging preta, calça preta e saia longa preta são essenciais para a jornalista. “Só com essas peças você repete e viaja vários dias e só muda a peça de cima. O importante é caprichar nas roupas de baixo, chamadas térmicas. Eu sempre uso uma meia grossa, depois a calça e a blusa térmica. Com isso, posso usar qualquer look por cima que estou aquecida”, afirma. 

 

Dicas de planejamento

 

Vania compartilha uma sugestão do número de peças de acordo com a duração da viagem:

 

Viagem curta (quatro dias)
• Quatro partes de baixo; 
• Oito partes de cima;
• Dois sapatos diferentes. 

 

Viagem média (sete a 10 dias)
• Seis partes de baixo;
• 12 partes de cima;
• Três pares de sapato.

 

Viagem longa (15 dias ou mais)
• 10 partes de baixo;
• 10 partes de cima;
• Cinco pares de sapatos.

 

Obs: em viagens longas (15 dias ou mais) consideramos sempre a possibilidade de usufruir da lavanderia do hotel para usar mais de uma vez as partes de cima que leva. 


FotO: Ju Rizieri

Compartilhar: