Da guerra da Síria para Ribeirão Preto: conheça a história de Ola Alajaty
Atualmente, ela fala cinco idiomas, mas já está aprendendo o sexto

Da guerra da Síria para Ribeirão Preto: conheça a história de Ola Alajaty

A jovem passou por vários lugares do planeta até chegar ao município do interior paulista

Ola saiu da Síria após o início da guerra

Desde que teve início em 2011, a guerra da Síria tem sido uma das mais violentas e comentadas do planeta. Motivada por divergências de pensamentos entre o governo e alguns grupos, milhares de pessoas já foram vitimadas no processo. Nascida no país sírio, Ola Alajaty, que atualmente vive em Ribeirão Preto, estava no local quando a luta começou.

A jovem de 28 anos, que por ser neta de brasileiro possui dupla nacionalidade, nasceu em Aleppo, maior cidade do país. O local era conhecido pela bela arquitetura e as riquezas, mas, agora, se encontra em ruínas. “O meu avô é nascido em São Paulo. Por conta da nacionalidade, eu escolhi o Brasil para viver neste momento. Moro aqui faz três anos. Na Síria, eu morei só cinco anos, durante a faculdade, de 2007 a 2012. Eu nasci na Síria, mas morei na Arábia Saudita e em Dubai”, conta a jovem.

Após se formar em Odontologia, Ola morou na Síria por mais um ano. Depois, decidiu se mudar para outro país. “Saí de lá e morei em alguns lugares da Europa. Fiquei por dois anos no Líbano. Após esse período, eu me mudei para o Chile e fiquei por mais dois anos. Agora, estou no Brasil. Em Ribeirão, eu faço um curso técnico de Administração. Moro aqui sozinha, pois meu pai reside na Bélgica e minha mãe e minha irmã no Egito. Falo com minha família quase todos os dias. Temos uma relação maravilhosa. Cada um está em um lugar, mas, graças a Deus, eles estão bem”, diz Ola.

Para escolher Ribeirão Preto, a síria fez uma pesquisa. A escolha foi baseada na tranquilidade que o lugar poderia proporcionar, pois a jovem desejava morar em um local calmo e não em capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Amo Ribeirão Preto”, afirma a jovem.

Guerra

Perguntada sobre o sentimento que a guerra traz, a jovem explica a tristeza. “É complicado. Só quem viveu a realidade sabe. É uma coisa que não consigo explicar. É além da realidade e demora até se acostumar. Não sei se a palavra é essa, pois acho que todo sírio no mundo está dolorido, sabe?”, comenta a jovem.
Ola vive em Ribeirão Preto, mas já passou por vários lugares do mundo
Idioma

Todas as experiências que teve pelo mundo facilitou com que Ola aprendesse cinco idiomas. “O idioma português foi super fácil. Essa língua foi o único idioma que eu não estudei, só aprendi conversando. Em três meses, já falava o português normalmente. Falo cinco línguas, mas estou aprendendo a sexta. Sei o árabe, o inglês, o espanhol, o francês e o português. Estou à caminho do italiano”.

Futuro

Em um último momento, Ola explica que não pensa no futuro, pois gosta de ser surpreendida. “Me mudei várias vezes. Sempre me surpreendi, então não penso nisso. O que eu mais amo fazer é conhecer restaurantes. Fui mais ou menos a todos da cidade, mas sou bem tranquila”, finaliza a síria.


Foto: Reprodução

Compartilhar: