Papa Francisco declara Madre Teresa santa

Papa Francisco declara Madre Teresa santa

Canonização ocorreu neste domingo, 4, em missa celebrada no Vaticano

Em missa de canonização celebrada neste domingo, 4, na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco declarou santa Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia contou com a presença de cerca de 120 mil fiéis de diversas partes do mundo.

O papa se referiu à religiosa, de origem albanesa, como modelo de santidade para todos os agentes de misericórdia. “Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, por meio do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados”.

Referindo-se à nova santa, fundadora das Missionárias da Caridade, Francisco pediu que o exemplo de Madre Teresa ajude o mundo a entender que o único critério de ação é o amor gratuito, livre de qualquer ideologia e de qualquer vínculo e que é derramado sobre todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião.

O processo de canonização de madre Teresa teve início com um milagre envolvendo o brasileiro Marcílio Haddad Andrino, morador da cidade de Santos. Ele foi diagnosticado com hidrocefalia e uma infecção rara no cérebro, mas teria sido curado após sua esposa rezar pedindo a intercessão de Madre Teresa de Calcutá.

A religiosa, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em uma comunidade albanesa no sul da antiga Iugoslávia. Ordenou-se freira na Índia, onde tomou o nome de Teresa. Em 1946, decidiu abandonar o convento e viver para os pobres. Sua atuação como missionária lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Madre Teresa de Calcutá morreu em setembro de 1997 – seis anos antes de ser beatificada pelo papa João Paulo II.

*Com informações da Rádio Vaticano.


Agência Lusa/EPA/Angelo Carconi/Direitos Reservados

Compartilhar: