Santos Dumont é homenageado em Saturno
As “hélices” Santos Dumont são um conjunto de mini-luas localizado nos anéis de Saturno

Santos Dumont é homenageado em Saturno

Aviador brasileiro, que passou a infância na região de Ribeirão Preto, é um dos homenageados em estruturas descoberta por missão espacial

Depois de 20 anos no espaço, a missão Cassini teve o seu “Grand Finale” na última sexta-feira, 15, quando a sonda se colidiu contra Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar, famoso por ostentar gigantescos anéis ao seu redor. Entre as descobertas da Cassini estão as “hélices” encontradas nos próprios anéis que homenageiam o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont.

O inventor mineiro passou parte da infância na região de Ribeirão Preto. O pai do aviador, Henrique Dumont, era proprietário de terras na região, entre elas a área em que hoje está o município de Dumont. Henrique foi um dos “Reis do Café” que dominaram a economia brasileira no início do século XX.

As chamadas “hélices” descobertas pela sonda são estruturas brilhantes formadas por mini-luas – Saturno tem 61 luas, além de inúmeras estruturas menores – que ficam aglomeradas pelas forças da gravidade. Em razão do formato, a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) resolveu batizar essas formações com os nomes dos desbravadores da aviação, entre eles, o brasileiro.

As observações sobre as citadas “hélices” existem desde quando Cassini se aproximou de Saturno, em 2004, porém, apenas em dezembro de 2016, quando ficou a uma distância de 54 mil quilômetros dos anéis, foi que a sonda conseguiu fotografar as formações com mais detalhes.

A “hélice” Santos Dumont tem 65 quilômetros de cumprimento por 5 quilômetros de largura, e está a 1,5 bilhão de quilômetros de distância do Planeta Terra. Segundo os cientistas da Nasa, essa formação afasta os materiais que a rodeiam, assim como uma hélice de avião, por exemplo.

Leia mais:
Escudo da bandeira ribeirãopretana é homenagem à Santos Dumont

Conheça 5 curiosidades sobre o mês de novembro em Ribeirão Preto
Astrônomo amador de Sertãozinho cria projeto para deixar as pessoas mais perto do céu


Foto: Divulgação Nasa/Sonda Cassini

Compartilhar: