Bonfim Paulista: Romaria de Nossa Senhora da Aparecida

Bonfim Paulista: Romaria de Nossa Senhora da Aparecida

Chegando à sua 52ª edição, o evento religioso de Bonfim Paulista foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico e imaterial em 2016

Idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo, em 1965, em pagamento a uma promessa, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida se tornou um evento tradicional no calendário religioso de Bonfim Paulista e de Ribeirão Preto, que atrai, também, romeiros de outras cidades da região e já alcançou público de 50 mil pessoas, segundo a Prefeitura Municipal.

 

A primeira edição reuniu apenas sete peregrinos. Aconteceu no dia 31 de agosto de 1969, saindo da frente da casa de Luiz Gonzaga, na Vila Virgínea, próximo à igreja Santa Maria Goretti.


Aos poucos, o evento foi crescendo e a saída passou a acontecer próximo à Rodoviária. Atualmente, o ponto de partida é a Câmara Municipal de Ribeirão Preto — Avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200 —, onde uma multidão de fiéis se reúne todo dia 12 de outubro, às 6h da manhã, para iniciar o trajeto de 12 km de caminhada, passando pela estrada velha que liga o município ao distrito, até a frente da Paróquia Bom Jesus do Bonfim — rua Cel. Furquim, 389 —, onde a imagem da santa retorna ao seu altar e acontece uma missa de celebração.

 

Leia mais:

Bonfim Paulista: Memória viva
 

Tamanha é a repercussão da romaria que, em 2016, o movimento foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico e imaterial. São cerca de quatro horas de caminhada e, este ano, o evento religioso chega à sua 52ª edição. Apesar do cancelamento de sua realização durante o período da pandemia, por conta da Covid-19, muitos fiéis fizeram a romaria mesmo assim e, em 2022, ela foi retomada.


Chamada para auxiliar na organização do evento quando ainda trabalhava na Secretaria de Cultura, em 2003, a aposentada Carminha Rezende completa 20 anos de atuação na romaria e diz só ter a agradecer pela oportunidade de auxiliar na sua melhoria, com o estabelecimento de parcerias, divulgação na imprensa, mudança de horário para evitar insolação, implantação de banheiros, pontos de distribuição de água e apresentações ao longo do percurso, entre outros detalhes que, segundo ela, ano a ano, foram sendo observados e implementados.

 

“É emocionante acompanhar cada edição, ouvir as histórias dos fiéis, sentir a energia de amor que vai envolvendo a todos pelo caminho. São muitas histórias e eu mesma já tive meu milagre atendido por Nossa Senhora para comprovar”, relata. 


A organização envolve as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Infraestrutura, além da Fiscalização Geral, Transerp, GCM (Guarda Civil Metropolitana), Vigilância Sanitária e Administração Regional de Bonfim Paulista com apoio da Policia Militar. 

 


Inaugurado em 8 de dezembro de 1967, o monumento jubilar de Nossa Senhora Aparecida é o ponto de chegada da romaria todo dia 12 de outubro

 

Futuro da santa

 

Carregada pelos fiéis em um andor decorado com flores no dia da romaria, a imagem de Nossa Senhora, feita em bronze, estava há 35 anos no distrito e foi furtada da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bomfim na madrugada de 13 de março de 2001, sendo achada dois dias depois, abandonada em um terreno baldio próximo à praça onde ela ficava. No local do monumento criado em sua homenagem — inaugurado em 8 de dezembro de 1967 —, há uma réplica, colocada onde ficava a original.

 

À época, o então pároco Gilberto Kasper pediu auxílio da imprensa, que divulgou amplamente, gerando muita comoção, o que, possivelmente, tenha impedido os receptores de bronze de comprarem a imagem da santa, que passou por uma restauração e, agora, fica no interior da igreja, em uma redoma de vidro. A imagem só deixa a igreja no dia da romaria, quando é carregada com muito orgulho e cuidado pelos fiéis.

 


 

• Confira mais sobre Bonfim Paulista e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: