Independência: por um bairro bem cuidado
João Manoel Belém de Almeida, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Independência

Independência: por um bairro bem cuidado

Limpeza, instalação de semáforo e obras de infraestrutura estão entre os pedidos da AMAI para o Independência

A Associação de Moradores e Amigos do Independência – AMAI existe há mais de 30 anos. Elegeu nova diretoria em 2021 e tem concentrado esforços em regularizar pendências e promover eventos para integração social e captação de recursos.

 

“Regularizamos débitos e entrega de declaração junto à Receita Federal e, atualmente, a associação se encontra em situação regular, mas, temos ainda muitas dificuldades com a falta de recursos para o custeio das despesas. Realizamos ações de Dia das Crianças, Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e apoiamos eventos que promovem a convivência familiar e comunitária no bairro. No dia 15 de julho, às 19h, acontece um ‘Arraia’ destinado à arrecadação de verbas para melhorias na praça República do Líbano, local do evento, e estão todos convidados”, afirma o atual presidente, João Manoel Belém de Almeida.


Os encaminhamentos mais comuns da associação referem-se à cobrança de atuação do poder público relacionada a terrenos abandonados, fiscalização de descarte irregular de lixo, poda de arvores, reparo de iluminação das praças e questões de trânsito.

 

“Nossos pedidos referentes à zeladoria têm sido atendidos e temos contato sadio com as secretarias que atuam nas demandas citadas. O problema no cruzamento da rua Guido Golfeto com a Avenida Paris, no entanto, segue sem solução da Transerp. O local já passou por adaptações, mas os acidentes continuam. Muitos deles envolvendo motos, com grande risco aos condutores. Pedimos a instalação de semáforos para maior segurança dos motoristas e pedestres que trafegam e realizam caminhadas e atividades físicas nas proximidades”, solicita Almeida.


Ainda segundo o presidente da AMAI, a implantação do Centro Administrativo no bairro será positiva para a economia local. “Novas empresas e comércios devem se estabelecer, gerando empregos para os moradores e valorizando o bairro. Além disso, os moradores terão fácil acesso aos serviços municipais, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras regiões da cidade”, avalia. 

 

Pedidos da AMAI

 

A expectativa da AMAI é que a presença da Prefeitura no bairro estimule o investimento em infraestrutura e melhorias públicas necessárias, como a resolução do assoreamento do córrego Tanquinho; a continuidade da Avenida Paris até a João Bim, para a integração do bairro à Zona Leste; a resolução do alagamento recorrente em época de chuvas na Avenida Cavalheiro Paschoal Inecchi e a mortandade de peixes na Lagoa do Quartel e Condomínio Rosa dos Ventos, tema de Inquérito Civil instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público (GAEMA), a pedido da associação. 

 


 

 Confira mais sobre o Independência e outros bairros de Ribeirão Preto na editoria "Nosso bairro, nossa história".

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: