OAB pede a vereadores moção de apoio para impeachment

OAB pede a vereadores moção de apoio para impeachment

Integrantes do Conselho Seccional da Ordem entregaram ofício ao presidente da Câmara pedindo aprovação de moção de apoio a pedido protocolado em Brasília

Os advogados Glauco Polachine Gonçalves e Renata de Carlis, do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), protocolaram na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira, 28, um ofício em que conclama vereadores de Ribeirão Preto a apoiarem uma moção de apoio ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, protocolado pelo Conselho Federal da entidade na Câmara Federal.

Os advogados também se reuniram com o presidente da Casa, Walter Gomes (sem partido) e com o vereador Marcos Papa (Rede), para entregar mãos o ofício com o pedido de apoio. No documento entregue, a OAB conclama os vereadores a apoiarem o pedido protocolado em Brasília.

No pedido de impeachment protocolado nesta segunda-feira, a OAB aponta como principal acusação contra a presidente o atraso no pagamento de compromissos com bancos estatais, após estes quitarem programas sociais, como o Bolsa Família. O ato ficou conhecido como pedaladas fiscais.

Segundo Glauco Gonçalves, a busca de apoio acontece várias cidades onde a OAB mantém seccionais. "Foi a decisão da direção estadual, de forma democrática", disse o advogado. Renata de Carlis lembrou que houve amplo debate antes de se decidir pelo apoio ao impeachment.

Walter Gomes se comprometeu a reunir os vereadores na noite desta terça-feira, 29, para discutir o pedido da OAB. "Aqui decidimos tudo  conjunto. Vou falar com os vereadores da possibilidade de todos assinarem, apesar de achar difícil o consenso neste caso", afirmou o presidente.

Marcos Papa disse que se não houver consenso ele apresenta a moção de apoio e pede o voto dos demais vereadores. "Caso os colegas aprovem, o plenário é soberano para decidir", comentou.

Os advogados informaram que devem acompanhar a sessão em que a moção pode ser apresentada é votada.

Foto: Silvia Moraes / Câmara Municipal

Compartilhar: