Morre o professor Antônio Vicente Golfeto

Morre o professor Antônio Vicente Golfeto

Professor estava internado há 36 dias com uma série de problemas de saúde

Morreu na noite deste domingo, 8, o professor Antônio Vicente Golfeto, aos 80 anos de idade, em um hospital particular de Ribeirão Preto. Ele estava internado há 36 dias com uma série de problemas de saúde. Apesar de apresentar um quadro estável nas primeiras semanas, o estado de saúde de Golfeto piorou nos últimos dias, apresentando uma disfunção de múltiplos órgãos, não conseguindo se recuperar.

 

Além de vereador, comentarista econômico e professor, Golfeto era, também, o funcionário mais antigo da ACIRP. Ele entrou para a associação em 1965 e, a partir dessa década, passou a atuar como responsável pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi, da ACIRP.  

 

Apesar de formado em Direito, o professor Golfeto, como carinhosamente era chamado por todos, tornou-se uma referência municipal e regional nas áreas de economia e negócios.


Durante sua carreira de quase seis décadas, conviveu e influenciou as principais lideranças empresariais da cidade, sendo uma opinião sempre demandada e acolhida pela Imprensa. 

 

Amante da etimologia das palavras e do Corinthians, deixa para nossa história seus comentários precisos e afiados e a certeza de que sua vida e sua obra seguem vivas na memória de todos. 

 


"A Acirp apresenta as suas condolências a todos os familiares e amigos, na certeza se que a vida e a obra de Antônio Vicente Golfeto serão permanentemente lembradas na memória de todos aqueles que lhe eram queridos", declarou a associação em nota.

 


A presidente da Acirp, Sandra Brandani Picinato, apresentou, em nome da instituição, condolências a todos os familiares e amigos.  “É uma grande perda não só para a Acirp, mas para Ribeirão e região. Golfeto fez análises brilhantes sobre a economia regional e era um membro único da nossa instituição, do mundo acadêmico e da sociedade. Sua ausência será muito sentida e sua trajetória sempre será lembrada”, declarou a presidente da Acirp.

 


Em nota, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) lamentou a morte do professor. "Ele deixou um legado notável ao se formar em Direito na segunda turma da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, hoje Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em 1966, com ênfase em Direito Econômico. Além disso, dedicou-se como professor titular em diversas universidades da nossa cidade, contribuindo para a formação de inúmeras gerações de estudantes. Participou por várias vezes de reuniões em nossa administração, inclusive ao apresentar números referentes a região metropolitana e de Ribeirão Preto.  Golfeto será lembrado não apenas por sua expertise acadêmica, mas também pelas reflexões que deixou. Que sua memória e legado perdurem como inspiração para todos", comentou Nogueira.

 

A jornalista e assessora de imprensa Ana Cândida Tofeti lembrou da figura carinhosa e sempre disposta a passar adiante suas pílulas de (grande) conhecimento.

 

"Ele foi um dos meus primeiros entrevistados na cidade, uma fonte sempre pronta a ajudar os jornalistas, em época que a internet era discada e rara e, o celular, que aliás ele nunca foi adepto, ainda era artigo de luxo e para poucos. Quantas vezes eu, recém-formada voltando de São Paulo para Ribeirão, não fui salva por Golfeto nos pescoções de sexta ou nas intermináveis reuniões de pauta de segunda. Já na Revide, também era fonte recorrente nas minhas reportagens, sempre com suas estimativas de incremento de vendas nas datas comemorativas que, mesmo com metodologia própria e não acadêmica, se confirmavam exatamente ou chegavam bem próximo do real. [...] Que privilégio conhecer e conviver com Golfeto, que mesmo no auge dos meus 50 anos ainda me chamava de menina. Que Deus te receba de braços abertos e, por aqui, vamos aprendendo a lidar com o nosso mal e nosso bem de cada dia, seguindo seu exemplo de fé e de vontade contumaz de ler e aprender sempre", declarou Ana.

 

O velório será realizado na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, das 7h30 às 15h30. O sepultamento ocorrerá em seguida, no cemitério da Saudade.


Foto: Revide

Compartilhar: