Conselho de ética começa ouvir testemunhas de vereadores investigados
Conselho de ética começa ouvir testemunhas de vereadores investigados

Conselho de ética começa ouvir testemunhas de vereadores investigados

Os depoimentos das pessoas indicadas pelos vereadores afastados começaram nesta quarta, 30; Conselho pode definir cassação dos parlamentares

O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Ribeirão Preto começou ouvir, nesta quarta-feira, 30, as testemunhas dos vereadores afastados da Câmara, em razão de serem investigados na Operação Sevandija. As audiências ocorrem no Fórum e seguem até sexta-feira, 2 de dezembro.

Ao todo, serão ouvidas 60 testemunhas indicadas pelos vereadores. Elas passam pelo conselho, que pode definir a cassação de seus mandatos, por quebra de decoro parlamentar, motivada por suposta venda de apoio político a temas de interesse do governo Dárcy Vera, em troca de indicações de nomes que seriam contratados pela empresa Atmosphera, do empresário Marcelo Plastino, morto na última sexta-feira, 25.

Além disso, o Conselho investiga se os vereadores teriam recebido propina de Plastino, para poder aprovar pautas de interesse da prefeitura, como as contas da prefeita Dárcy Vera (PSD). Investigação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mostram encontros dos vereadores com o empresário.

Serão ouvidas nesta quarta-feira as testemunhas de Genivaldo Gomes (PSD), Maurílio Romano (PP), e José Carlos de Oliveira, o Bebé (PSD). Na quinta-feira, 1º de dezembro, é a vez das testemunhas apontadas por Evaldo Mendonça, o Giló (PTB), e de Samuel Zanferdini (PSD), e na sexta-feira, 2, concluem-se as testemunhas de Capela Novas (PPS), Cícero Gomes (PMDB) e Walter Gomes (PTB). Saulo Rodrigues (PRB) não apresentou testumunhas.

O relator do Conselho, o vereador Rodrigo Simões (PDT), disse que o irá fazer o trabalho “da melhor forma possível”. Ele será o responsável por escrever o parecer se irá ou não decidir pela cassação dos vereadores. Se aprovado no Conselho, vai a plenário para votação. A cassação precisa ser aprovada por dois terços – 15 – dos vereadores da Câmara.

Posse na Câmara

Na sessão da última terça-feira, 29, da Câmara Municipal, dois novos suplentes tomaram posse, em razão do afastamento dos vereadores investigados na Sevandija. Foram eles Cleudo José (PSB), no lugar de Giló, e Ariovaldo de Sousa (PTB), no lugar de Walter Gomes.

A sessão foi tumultuada, já que além da posse dos suplentes, estava marcada a votação de um projeto que proíbe rodeios em Ribeirão Preto. A sessão não teve continuidade em razão da confusão entre as pessoas que foram assistir e protestar contra e a favor da lei. Além disso, a sessão contou com a presença de servidores municipais, que foram protestar contra a prefeitura, que anunciou que não iria realizar os pagamentos do 13º salário nesta quarta-feira, 30.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: