Luchesi pedirá extensão de liberdade após habeas corpus de investigada
Defesa de Luchesi recorre ao STF por extensão de habeas corpus para libertação do ex-secretário

Luchesi pedirá extensão de liberdade após habeas corpus de investigada

Ex-secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, investigado na Sevandija, responde mesmo processo de Maria Lúcia Pandolfo, que teve a liberdade concedida pelo STF

A defesa do ex-secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Layr Luchesi Jr, investigado na Operação Sevandija, vai entrar nesta segunda-feira, 23, com um pedido de liberdade do paciente no Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa vai fazer o pedido da extensão da liminar de habeas corpus concedida para a ex-funcionária da Coderp, Maria Lúcia Pandolfo.

Leia mais:
STF concede habeas corpus para investigada na Sevandija

A liminar foi deferida pelo juiz do STF Celso de Mello, que concedeu a liberdade para Maria Lúcia na última sexta-feira, 20. O juiz considerou que a ex-funcionária da Coderp, que estava presa preventivamente desde maio deste ano – assim como Luchesi -, não deveria permanecer em prisão preventiva, em razão do processo que ela responde ainda não ter sido concluído.

O ministro apontou ser inadequada a prisão, em razão do papel que ela desempenhava na “suposta organização criminosa”, e por isso, decidiu pela liberdade da ex-funcionária até final julgamento do processo penal, com a aplicação das medidas cautelares alternativas.

Extensão

O advogado de Layr Luchesi Jr, Fabio Boleta, disse que entrará com um pedido da extensão do habeas corpus nesta segunda. “Além do excesso de prazo, ele não seria protagonista neste núcleo que está sendo investigado, tanto que sua prisão foi decretada posteriormente a de outros réus”, justifica.

Luchesi responde pelo mesmo processo de Maria Lúcia Pandolfo, que investiga uma suposta compra de apoio político por parte do governo da ex-prefeita Dárcy Vera, para obter vitórias em votações na Câmara.

A compra se daria por meio de indicações de funcionários para atuarem na empresa Atmosphera, que terceirizava serviços da Coderp. O ex-superintendente David Cury responde pelo mesmo processo. Porém, a reportagem não conseguiu entrar em contato com o advogado que faz a defesa de Cury, que está viajando.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: