Ex-vereadores querem anulação de acusação na Sevandija

Ex-vereadores querem anulação de acusação na Sevandija

Defesas de Maurílio e Zanferdini pedem habeas corpus por considerar que não estão claras as vantagens recebidas; TJ nega

As defesas dos ex-vereadores Samuel Zanferdini e Maurílio Romano entraram com pedido de liminar de habeas corpus para a anulação da acusação de que eles teriam recebido vantagens "indevidas" para favorecer os interesses do governo da ex-prefeita Dárcy Vera, em votações na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, mas o Tribunal de Justiça negou o pedido.

Eles são investigados na Operação Sevandija e os advogados Fabio Toffic e Maria Jamile, que defendem os dois, questionam qual a vantagem "indevida", caracterizada como crime de corrupção, que eles teriam recebido, além de um pedido de especificações sobre a contrapartida praticada por eles, em troca das indicações de funcionários para atuarem como terceirizados, na empresa Atmosphera, que prestava serviços à Coderp.

A Polícia Federal defende que o apoio político cedido pelo vereadores era mais complexo do que apenas o voto favorável ao então governo em sessões na Câmara Municipal. O agente da PF Luiz Janones, ouvido como testemunha nesta semana nas audiências da Sevandija, no Fórum de Ribeirão Preto, afirmou que era constante a briga por indicações entre os vereadores, porque isso geraria poder político.

O desembargador do TJ, e relator do pedido de liminar, Louri Barbiero, negou o pedido da defesa dos dois ex-vereadores, alegando que o argumento da defesa, de sofrimento de constrangimento ilegal, por parte do juiz da 4º Vara Criminal de Ribeirão Preto, que julga o caso, não corresponde.

Quarto dia de audiência 

Terminaram nesta quinta-feira, 27, os depoimentos das testemunhas arroladas pelo Ministério Público. Foram ouvidas funcionárias da Secretaria da Fazenda, que afirmaram que o ex-superintendente do Daerp, Coderp e ex-secretário de Administração, Marco Antonio dos Santos, era quem de fato mandava nos pagamentos realizados pela secretaria.

Leia mais:
Funcionária da prefeitura afirma que Marco Antonio dava ordens na Secretaria da Fazenda

As audiências de depoimentos de testemunhas continuam na próxima semana, só que desta vez serão ouvidos aqueles apontados pelas defesas dos réus. Os depoimentos começam na quinta-feira, 3 de agosto, com as testemunhas apontadas por Marco Antonio dos Santos e Layr Luchesi, ex-secretário da Casa Civil.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: