
Investigada, prefeita prestará novo depoimento à Procuradoria de Justiça
Mesmo depois de prestar depoimento por nove horas, na sexta-feira, Dárcy Vera voltará a falar nesta semana, em São Paulo
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), prestará pelo menos mais um depoimento à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, a respeito da investigação da Operação Sevandija, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e da Polícia Federal.
A operação investiga um esquema de fraudes em licitações na prefeitura, uma autarquia municipal e um empresa de economia mista controlada pela Administração Municipal. Ela é investigada pela Procuradoria por ter foro privilegiado.
O novo depoimento será nesta terça-feira, 20, a partir das 14h. O primeiro depoimento da prefeita ocorreu na sexta-feira, 16, e durou cerca de nove horas. Ela chegou a passar mal durante os esclarecimentos.
Antes de prestar todos os depoimentos, Dárcy Vera não falará com a imprensa a respeito das investigações. Uma fonte próxima à prefeita informou que o procurador Mário Tebet a orientou a não fazer pronunciamentos até o final das declarações. Por isso ela deve continuar sem falar com jornalistas.
A prefeita é suspeita de ser a chefe e beneficiária de um esquema de fraudes em licitações e corrupção nas administrações direta e indireta. O valor das licitações fraudadas chega a R$ 203 milhões, com o desvio de parte dos recursos já pagos a empresas vencedoras.
Há informações de que ela responderá a 13 inquéritos da Procuradoria-Geral de Justiça, mas a informação não foi confirmada. Também não há, ainda, informações sobre o depoimento dela em São Paulo. Existe ainda a possibilidade de pedido de quebra de sigilo bancário da prefeita e de um segundo pedido de prisão. Um já foi feito, mas negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Foto: JFPimenta/Prefeitura