Operação Sevandija: candidatos comentam a ação da Polícia Federal em Ribeirão
Operação Sevandija: candidatos comentam a ação da Polícia Federal em Ribeirão

Operação Sevandija: candidatos comentam a ação da Polícia Federal em Ribeirão

Ao todo, foram cumpridos simultaneamente 13 mandatos de prisão temporária, 17 mandados de condução coercitiva e 48 mandados de busca e apreensão

A Operação Sevandija - voltada à apuração de crimes de fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva e tráfico de influência no âmbito da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto -, foi tema de comentários dos candidatos ao Palácio Rio Branco.

Os fatos fizeram com que a maioria dos candidatos se pronunciassem em suas páginas na rede social Facebook, além de alterarem seus depoimentos na propaganda eleitoral gratuita, desta quinta-feira, 1.

Por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook, o candidato Ricardo Silva, do PDT, disse que a Operação Sevandija mostra que a política precisa mudar, com a gestão profissional. “É lamentável, mas é um dia que vai marcar muita coisa em Ribeirão Preto”, diz.

Já Duarte Nogueira, do PSDB, afirma que a quinta-feira, 1, foi chocante para os ribeirãopretanos. “Tudo aquilo que foi encontrado de irregularidade deve ser investigado, para que a nossa cidade, assim como está sendo feito no Brasil, seja passada a limpo, e Ribeirão Preto tem que mudar por tudo isso que vem acontecendo”, afirma.

João Gandini, do PSB, foi um dos candidatos que alterou a sua fala na propaganda eleitoral desta quinta-feira, 1, na televisão. “Ribeirão Preto está em luto. Luto pelos últimos acontecimentos que você está acompanhando. A cidade já esteve em grandes jornais, nas mídias nacionais, nas manchetes por escândalos e agora de novo vai para as manchetes de mais uma corrupção. Nossos políticos sendo presos, algemados e sendo levados pela Policia Federal para se explicarem sobre corrupção dentro do Governo de Ribeirão Preto. Até quando os ribeirãopretanos irão continuar permitindo isso?”, questiona.

Rodrigo Camargo e seu vice-prefeito, Oscar Luiz de Moura Lacerda, ambos do PTB, se pronunciaram também pela propaganda eleitoral gratuita na televisão.

Essa operação tem nosso apoio total, principalmente porque atinge todos os grupos políticos de Ribeirão Preto. Esses fatos motivam ainda mais a nossa campanha, e com a criação da Controladoria do Município não permitiremos que o seu dinheiro seja desviado”, promete Rodrigo.

Já, Lacerda destaca que a situação é uma devassa. “A Policia Federal em Ribeirão Preto está efetuando uma devassa, isso é bom, porque nós vamos saber quem são os honestos e quem são os desonestos dentro da nossa comunidade”, afirma.

O candidato da REDE, Fábio Zan, fez seu pronunciamento pelas redes sociais. “Ribeirão Preto está servindo de exemplo para o Brasil. Estamos sofrendo hoje com uma operação da Polícia Federal que tem levado poderosos e políticos para depoimentos, tanto na Polícia Federal, quanto no Gaeco. Queremos que todos os investigados de Ribeirão Preto tenham o direito da defesa, mas quem for inocente que seja inocentado, mas quem for culpado, que seja punido”, comenta.

Alexandre Souza, do PTdoB, também relatou a sua indignação em relação aos políticos afastados na cidade. “Isso é muito importante em nosso país, principalmente em época de eleições. Vamos nos lembrar daqueles vereadores que nada fizeram para impedir que esse mal perpetrasse em nosso país. A mudança é agora!”, diz em vídeo publicado no Facebook.

O candidato do PV, Edmur Manfrim, não quis se pronunciar sobre o assunto. “O professor Edmur prefere se abster de emitir opinião no momento, pois os fatos ainda não estão totalmente esclarecidos e nosso modo de fazer política é construtivo. Assim sendo, preferimos não opinar antes que tudo esteja claramente explícito”, diz a assessoria do candidato por contato telefônico.

Wagner Rodrigues, do PCdoB, lamenta a situação. "Como ribeirãopretano lamento esses fatos. Um dos eixos do nosso Plano de Governo é: Gestão Eficiente e Transparente. Para fiscalizar e combater casos como esses criaremos a Controladoria Municipal. Teremos um controle interno dos órgãos municipais e das entidades da administração indireta. A Controladoria vai apurar os novos contratos e os que estão vigentes, visando à lisura do dinheiro público."

O candidato doutor José Hermenegildo de Martin (PSOL), disse que a Operação Sevandija reflete em nível municipal a corrupção impregnada na maioria dos partidos, que desviam recursos públicos. " São mais de R$ 200 milhões desviados dos cofres públicos para os bolsos de políticos corruptos e inescrupulosos, dinheiro que faz falta na educação, saúde, manutenção das ruas, etc. E por isso, esperamos que os vereadores envolvidos em mais este escândalo sejam impedidos de disputar as eleições", conclui. 


* Conteúdo atualizado às 14h00 do dia 02/09/2016.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: