PF e MP deflagram Operação Sevandija em Ribeirão Preto
Polícia Federal e GAECO/MPSP deflagram Operação Sevandija em Ribeirão Preto

PF e MP deflagram Operação Sevandija em Ribeirão Preto

O caso está voltado à apuração de crimes de fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva e tráfico de influência no âmbito da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

A Polícia Federal e o GAECO/MPSP deflagram na manhã desta quinta-feira, 1, a Operação Sevandija, com o cumprimento de mandados judiciais nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A operação está voltada à apuração de crimes de fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva e tráfico de influência no âmbito da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

As investigações tiveram início em julho de 2015 e se basearam em informações de que estariam ocorrendo fraudes em diversos setores da Prefeitura de Ribeirão Preto, Câmara Municipal e órgãos públicos. O caso envolve dezenas de agentes públicos, agentes políticos e empresas privadas sediadas em várias cidades.

Há fundada suspeita de fraudes em licitações, contratos e pagamentos cujos valores alcançam cerca de R$ 203 milhões. O nome da operação “Sevandija” quer dizer “pessoa que vive à custa alheia”.

Neste momento, são cumpridos simultaneamente 13 mandados de prisão temporária, 17 mandados de condução coercitiva e 48 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura Municipal em Ribeirão Preto (Palácio do Rio Branco), em gabinetes na Câmara Municipal, na Secretaria Municipal de Educação, na sede da Administração Municipal, além da CODERP (Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto) e da autarquia DAERP (Departamento de Águas e Esgoto de Ribeirão Preto), além de empresas privadas sediadas em Ribeirão Preto, Santos e Campo Grande.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Ribeirão Preto. Os presos, os conduzidos coercitivamente, os bens e documentos apreendidos serão encaminhados à sede da Polícia Federal da cidade.

A entrevista coletiva será concedida aos órgãos de imprensa às 10h, na sede do Ministério Público Estadual em Ribeirão Preto.


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: