STJ concede liminar em habeas corpus de Marco Antonio e Luchesi Júnior

STJ concede liminar em habeas corpus de Marco Antonio e Luchesi Júnior

Eles responderão em liberdade pelos crimes que são investigados pela Operação Sevandija; David Mansur Cury também foi beneficiado

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar em pedido de habeas corpus impettrados em favor do ex-secretário da Casa Civil e de Esportes de Ribeirão Preto, Layr Luchesi Júnior, e dos ex-superintendentes do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão (Daerp) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), Marco Antonio dos Santos e David Mansur Curi, sejam libertados da prisão em Tremembé.

A decisão foi complementar ao habeas corpus do ex-secretário da Educação, Ângelo Invernizzi Lopes, expedido na semana passada, e foi publicada na manhã desta quinta, 6. Os três haviam sido detidos preventivamente por serem investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (Gaeco) e pela Polícia Federal, na Operação Sevandija.

Marco Antonio, segundo os investigadores, seria o principal articulador do esquema de desvio de dinheiro dos cofres da Prefeitura de Ribeirão Preto e recebedor de propinas, bem como articulador da "compra" de apoio de vereadores, em troca da contração de pessoas indicadas pelos vereadores, já Luchesi e Mansur foram acusados de participar das fraudes nas licitações e dos desvios de recursos públicos.

O relator do habeas corpus, Sebastião Reis Júnior, considerou que a motivação das prisões preventivas é genérica e que os investigados já estão afastados das funções que exerciam, além de terem sofrido bloqueios judiciais de seus bens.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: